Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ainda com muitas dúvidas e polêmicas, começa o rodízio por CPF

Fiscalização em vários pontos, empresas restringindo atendimento e reclamações marcam início do "lockdown de primeiro estágio"

Teve início nesta segunda-feira, 18, um dos pontos mais polêmicos do “lockdown de primeiro estágio” anunciado pelo governo municipal na semana passada, o rodízio de circulação de acordo o número final do Cadastro de Pessoa Física. Seguindo o último decreto assinado pelo prefeito Vinicius Claussen, pessoas com CPF final par (0, 2, 4, 6 e 8) só podem circular nos dias pares e pessoas com final ímpar no documento (1, 3, 5, 7 e 9) somente nos dias ímpares. Para facilitar a verificação dos agentes de segurança, as pessoas devem portar documento oficial com foto que conste o número do CPF ou documento oficial com foto e o CPF ao transitar em locais públicos. As operações de fiscalização foram realizadas em vários pontos, principalmente por agentes da Guarda Civil Municipal, mas a informação é que também há equipes das Polícias Militar e Civil em apoio.
Não estão incluídos nesta regra os profissionais de serviços essenciais, tais como servidores públicos, agentes de segurança, profissionais de saúde, funcionários de concessionárias de serviços, de hospitais, de farmácias e mercados e motoristas com atividade remunerada. Esses profissionais precisarão de documento de autorização de circulação, que deverá ser emitido pelo empregador ou pelo próprio profissional autônomo no site da prefeitura. Profissionais das demais atividades que têm permissão de abertura completa ou parcial (entrega na porta), por exemplo, postos de gasolina, óticas, restaurantes e feiras livres, deverão obedecer ao decreto de alternância de dias de acordo com o CPF e caberá à empresa organizar escalas de trabalho conforme a regra.
A multa sanitária para a pessoa física que descumprir as determinações de restrição de circulação ou de uso obrigatório de máscaras nas ruas e estabelecimentos comerciais, empresariais e bancários será de R$ 136,42.  Para as empresas ou tomadores de serviço de empregados domésticos que descumprirem as regras do decreto, o valor da multa será de R$ 818,52 por infração.

Medida divide opiniões
No primeiro dia, como esperado, muitos debates sobre a maneira escolhida pela prefeitura para tentar diminuir a circulação de pessoas em vias públicas e consequentemente achar a curva de contaminação da doença (já são 526 casos confirmados, 13 mortes e outros nove óbitos investigados). “Só assim paras pessoas respeitarem mais um pouco. Hoje fui obrigada a ir à cidade e foi muito bom, tinha poucas pessoas em filas e nos ônibus também foi bom não estava cheio. Agora só espero que as pessoas respeitem pelo bem de cada um”, comentou Elsione Rodrigues em publicação na página do Diário sobre o tema. “Mas precisa de mais policiamento. No Alto, altura do Oliveirão, onde meu marido foi fazer compras hoje, nas ruas muitas pessoas sem máscaras, nenhum policiamento, Precisa reforçar o policiamento e a punição!”, completou Veronica Fleury. Para Marco Aguiar “uma orientação educativa seria mais eficiente do que a imposição punitiva. Em nenhum lugar do país se faz restrição por um documento pessoal”.
Outro internauta, Henrique Menezes, comentou: “Minha esposa necessita de tomar vacina e nossos CPFs são um par e outro ímpar. Ela só sai pra ir ao posto ou ao médico com minha companhia. O que eu faço?”. Entre os que descordam da ideia está João Carlos Rebelo. “Safadeza esse prefeito não está preocupado com vírus não ele tá é querendo meter a mão na população, já que a economia está parada e está querendo arrancar dinheiro do povo de outra forma. Até parece que se minha família ficar em casa porque não é dia deles e eu sair não vai ter risco da doença se expandir! Eu não posso pegar o vírus e levar pra casa prefeito?”. Inicialmente, tal medida tem validade até o próximo dia 25.

Horário de circulação
Também estão proibidos o trânsito e a permanência de pessoas em ruas, praças, bens de uso comum da população no período das 23h às 5h, com exceção de saídas para atividades inadiáveis ligadas à saúde, incluindo veterinária e atividades profissionais relacionadas a serviços públicos e concessionárias de serviços públicos. A prefeitura estima que houve uma redução em torno de 30% no movimento nas ruas desde a última sexta-feira (15), quando começou a orientação da população pela Guarda Civil Municipal e pelas oito equipes, em dois turnos, da fiscalização sanitária e da fiscalização fazendária.
A fiscalização segue durante todo o dia em vários bairros, com abordagem de veículos e orientação de condutores e passageiros pelos guardas municipais e por meio de visita aos estabelecimentos comerciais e orientação aos empresários, gerentes, funcionários e consumidores pelas oito equipes, em dois turnos, da fiscalização sanitária e da fiscalização fazendária. As equipes de fiscalização foram reforçadas e passam a contar com agentes da Segurança Pública, Defesa Civil, Meio Ambiente, Posturas, Obras e Vigilância Sanitária.

Barreira sanitária
Também está sendo mantida a fiscalização do acesso a Teresópolis pela Guarda Civil Municipal, com autorização de passagem somente para moradores e entregas de mercadorias em cinco pontos: BR-116 – Rio-Teresópolis-Além Paraíba (Soberbo, Ermitage e Meudon), RJ-130 – Teresópolis-Friburgo (Prata) e BR-495 – Teresópolis-Itaipava (Quebra-Frascos). 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE