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Aglomeração nos bancos, preocupação para ambas as partes

Data: 07/04/2020

Itaú, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal tiveram muita procura na parte da manhã, gerando preocupação da transmissão do novo coronavírus tanto para os clientes quanto para os funcionários das agências - Marcello Medeiros

Início da semana, início do mês e consequentemente liberação do pagamento de muita gente, teve como resultado grande movimentação em praticamente nas agências bancárias do município nesta segunda-feira (06). Itaú, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal tiveram muita procura na parte da manhã, gerando preocupação da transmissão do novo coronavírus tanto para os clientes quanto para os funcionários das agências, visto, que dessa maneira, estava sendo desrespeitada a principal regra para tentar diminuir as chances de propagação da covid-19, a aglomeração. Em algumas agências, funcionários, utilizando máscaras, tentaram organizar as filas de forma que as pessoas que aguardavam atendimento ou utilização dos caixas eletrônicos respeitassem a distância mínima de um metro e meio. Porém, mesmo assim em vários momentos essa orientação não foi respeitada. Registramos a movimentação em alguns bancos no final da manhã, encontrando muitos idosos nas filas, inclusive sem a utilização das necessárias máscaras.
O Presidente do Sindicato dos Bancários de Teresópolis, Cláudio Mello, lembra que a aglomeração é ruim para clientes e funcionários, pedindo que, se possível, as pessoas tentem horários alternativos e outros meios para quitar seus compromissos. “Está sendo complicado para todo mundo. Temos colegas afastados do trabalho por fazer parte dos grupos de risco, outros que passaram mal e estão cumprindo quarentena. Então, estamos pedindo que a população só vá aos bancos de não tiver jeito. Quem já tiver o cartão, fazer pagamentos ou saques nos fins de semana também, quando a movimentação é menor. Inclusive, estamos pleiteando junto a Febraban que seja ampliado o limite de saque nos fins de semana, para facilitar para todo mundo. Estamos muito preocupados com a aglomeração nas agência bancárias. Essa é semana crítica, com maior volume de aposentados para receber”, lembra Cláudio.

Horário e recomendações
A Febraban e os bancos recomendam a seus clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população. Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento.
Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos estarão colaborado para que os bancos possam dar prioridade ao atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessárias aos esforços contra a disseminação do vírus.
Ainda segundo decisão da Febraban, as agências deverão trabalhar em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais, com atendimento ao público pelo período mínimo das 10 horas às 14 horas, enquanto for necessário para atender às necessidades de combate à disseminação do COVID-19, responsável pela atual pandemia. “Para atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências, o atendimento será das 9 horas às 10 horas”, informa a Federação. 

Cheques por aplicativo
Os clientes do Banco do Brasil (BB) podem sustar cheques por meio do aplicativo da instituição. A novidade evita a ida a agências em meio à pandemia de coronavírus. A ferramenta está disponível para cheques a partir de R$ 3 mil. Abaixo desse valor, o cliente deverá apresentar ocorrência policial para sustar o cheque de forma eletrônica. O serviço está disponível na aba “conta corrente”, disponível no menu do aplicativo. Ao clicar na aba, aparece a opção “cheques” e, em seguida, o botão “sustação/revogação ou baixa”. De acordo com o Banco do Brasil, a solução digital traz segurança e comodidade aos clientes que ainda usam cheques. Apesar de estarem em declínio, os cheques continuam a ser usados como meio de pagamento por uma parcela considerável da população. Segundo o Banco Central, são compensados, em média, 32 milhões de cheques por mês em todo o sistema financeiro nacional. 

 

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