Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Agentes de Desenvolvimento de Prefeituras de Minas Gerais fazem visita técnica a Prefeitura de Teresópolis

Em pauta, boas práticas de desburocratização para abertura de empresas e fomento aos pequenos negócios

Agentes de Desenvolvimento de 12 municípios de Minas Gerais fizeram uma visita técnica a diversos setores da Prefeitura de Teresópolis, nesta quinta-feira, 16. A caravana foi organizada pelo SEBRAE Minas Gerais e o SEBRAE Rio de Janeiro, através da Coordenação Regional Serrana II. Com o objetivo de conhecer as boas práticas e experiências de gestão, os agentes estiveram no Espaço do Empreendedor, no SINE e no Escritório de Projetos Especiais. Em seguida, assistiram, no Teatro Municipal, as apresentações sobre os programas ‘Pra Cima Terê’ e ‘Terê Tão Bela’. O grupo também conheceu a Casa do Trabalhador, inaugurada, pelo Prefeito Vinicius Claussen, em julho deste ano, no bairro São Pedro.
 
Os agentes foram recepcionados pelos secretários de Fazenda, Fabiano Latini, e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e pela coordenadora do Espaço do Empreendedor, Mariana Pelaes. Durante a visita ao Espaço do Empreendedor, Fabiano Latini apresentou as rotinas de desburocratização do sistema para a abertura de empresas, como a implementação do Alvará Eletrônico e a Viabilidade Automatizada, sendo Teresópolis o primeiro município no estado a instalar a ferramenta tecnológica, registrando, somente em 2021, cerca de 800 novas empresas legalizadas, além dos registros de MEI, que chegam a quase 600 por mês. 
 
Lucas Guimarães falou sobre a integração do SINE municipal e facilidades para o trabalhador encontrar opções de emprego e o empregador em contratar o perfil adequado a sua atividade. Também apresentou aos técnicos o ‘Pra Cima Terê’, programa municipal estratégico de recuperação econômica e geração de empregos, que já apresenta resultados como o recorde de empregos gerados em 2021, o que até outubro, já apresentavam 1.663 novos emprego no ano, sendo o melhor saldo dos últimos 11 anos.
   
A valorização da Educação Municipal também foi destacada por Vinicius Claussen, que enumerou os investimentos nas unidades escolares, como reformas, instalação dos laboratórios de informática (Inovab), contratação por concurso de mais de 400 professores, a mudança no formato da merenda, priorizando a qualidade das refeições oferecidas, e a distribuição de 19 mil tablets para os estudantes, com chip garantindo conectividade. O projeto tem previsão de lançamento para fevereiro de 2022 e o objetivo é trabalhar a inteligência socioemocional dos alunos, pais e professores. A proposta pedagógica inclui robótica espacial, programação e gameficação. 
    
A analista do Sebrae/Regional Serrana II em Teresópolis, Cristina Andriolo, acompanhou o grupo à visita técnica e enfatizou sobre os benefícios da iniciativa. “É uma excelente oportunidade para que eles possam identificar quais são as práticas desenvolvidas aqui e que podem ser implementadas em seus municípios, de acordo com o perfil e as especificidades daquelas cidades”. Integrante da comitiva, Paulo Veríssimo também destacou a importância da visita. “Foi uma experiência fantástica, esse intercâmbio é fundamental. Vamos levar para nossas cidades várias ideias para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios e para o crescimento das cidades no geral”. 
   
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE