Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Agentes de creches poderão ser obrigados a fazer exame psicológico periódico

Está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado o projeto que obriga os profissionais de creches e instituições de educação infantil a se submeterem a exame psicológico periódico (PLS 392/2017). A medida vai alcançar instituições públicas e privadas em todo o país. O autor do projeto, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), lembra que é importante haver algum tipo de monitoramento periódico desses profissionais. Uma solução adequada, argumenta, seria que tais profissionais apresentassem periodicamente à direção da creche um atestado “que demonstre o necessário equilíbrio psicológico para trabalhar nesses locais”. 

De acordo com o senador, a medida pode contribuir para aumentar a segurança de todos nesses ambientes, sobretudo para as crianças. Bezerra Coelho ressalta que se trata de uma medida preventiva de segurança e, portanto, superior a qualquer medida repressiva. Ele acrescenta que o custo é relativamente reduzido e a eficácia é satisfatória, considerando que monitoramentos dessa natureza já ocorrem em algumas profissões.

Questões como formato do exame, periodicidade de sua realização, credenciamento dos profissionais, critérios a serem utilizados, categorias profissionais que estarão sujeitas ao exame, entre outros pontos técnicos, serão tratadas em regulamento posterior. Na CDH, o projeto está sob a relatoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Janaúba
O senador Fernando Bezerra Coelho aponta como motivação para o projeto a tragédia ocorrida em Janaúba (MG), no mês de outubro passado. Na ocasião, um vigilante provocou um incêndio na creche em que trabalhava, causando a morte de 13 pessoas, sendo nove crianças. Dezenas de outras pessoas ficaram feridas. O autor lembra que a tragédia causou perplexidade e luto em todo o país. Ele diz, no entanto, que o episódio “deve levar-nos a ação, para que não se repita mais”. Daí, a importância de dar atenção aos profissionais que lidam diariamente com crianças em creches e instituições de ensino infantil.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE