Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Agentes de creches poderão ser obrigados a fazer exame psicológico periódico

Está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado o projeto que obriga os profissionais de creches e instituições de educação infantil a se submeterem a exame psicológico periódico (PLS 392/2017). A medida vai alcançar instituições públicas e privadas em todo o país. O autor do projeto, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), lembra que é importante haver algum tipo de monitoramento periódico desses profissionais. Uma solução adequada, argumenta, seria que tais profissionais apresentassem periodicamente à direção da creche um atestado “que demonstre o necessário equilíbrio psicológico para trabalhar nesses locais”. 

De acordo com o senador, a medida pode contribuir para aumentar a segurança de todos nesses ambientes, sobretudo para as crianças. Bezerra Coelho ressalta que se trata de uma medida preventiva de segurança e, portanto, superior a qualquer medida repressiva. Ele acrescenta que o custo é relativamente reduzido e a eficácia é satisfatória, considerando que monitoramentos dessa natureza já ocorrem em algumas profissões.

Questões como formato do exame, periodicidade de sua realização, credenciamento dos profissionais, critérios a serem utilizados, categorias profissionais que estarão sujeitas ao exame, entre outros pontos técnicos, serão tratadas em regulamento posterior. Na CDH, o projeto está sob a relatoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Janaúba
O senador Fernando Bezerra Coelho aponta como motivação para o projeto a tragédia ocorrida em Janaúba (MG), no mês de outubro passado. Na ocasião, um vigilante provocou um incêndio na creche em que trabalhava, causando a morte de 13 pessoas, sendo nove crianças. Dezenas de outras pessoas ficaram feridas. O autor lembra que a tragédia causou perplexidade e luto em todo o país. Ele diz, no entanto, que o episódio “deve levar-nos a ação, para que não se repita mais”. Daí, a importância de dar atenção aos profissionais que lidam diariamente com crianças em creches e instituições de ensino infantil.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 15/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

15 DE OUTUBRO: Professores, profissionais essenciais para a formação da sociedade

Moradores do Caxangá ganham nova área de lazer

FERIADO DE SANTA TERESA: Prefeitura e órgãos municipais ficam fechados nesta quarta

2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis nesta quinta-feira

Enel: contribuintes receberam duas contas no mesmo mês

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE