Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Agentes da Guarda Municipal participam de curso de Ronda Ostensiva

Formação em Teresópolis reúne membros de GCM de três municípios do estado do Rio de Janeiro

Agentes da Guarda Civil Municipal de Teresópolis participam de um curso de formação de operadores de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) que está sendo realizado desde o dia 22 deste mês. Também fazem parte do grupo membros das GCM's de Rio das Ostras e Vassouras, totalizando 20 participantes. 
O curso tem o objetivo de instruir sobre técnicas avançadas de policiamento ostensivo e controle de distúrbios. Mesmo atualmente não tendo esta atribuição e nem autorização para trabalharem armados, eles preveem que em pouco tempo essa realidade irá mudar, como já acontece em outros estados, onde os guardas já atuam em conjunto com a Polícia Militar. O curso se encerra nesta quarta-feira (29) com novas atividades, prova e a formatura.
No penúltimo dia de atividades, os guardas simularam ações de resgate, progressão e entrada tática como parte do aprendizado prático dos agentes na sede da Secretaria de Serviços Públicos. Na ocasião, os guardas vivenciaram ações de confronto que se aplicam a qualquer ambiente de mata. A ação se passou em uma comunidade fictícia. 
O curso Ronda Ostensiva Municipal, ministrado pela empresa DEA (Divisão de Ensino Avançado), é realizado de modo imersivo e conta com conteúdos práticos e teóricos, abordando Tática Individual, Gerenciamento de Crise, Abordagem de Pessoas, Veículos e Ônibus, Condutas de Patrulhas, Tecnologias menos Letais, Atendimento a Ocorrências de Extremidade, Combate em Baixa Luminosidade, atualizando os conhecimentos técnicos dos guardas civis. 
“A empresa DEA tem um conceito internacional com profissionais altamente capacitados como instrutores e temos um grande conhecimento, prestando cursos para policiais. O intuito é promover a capacitação para a GCM poder, em um futuro próximo, prover um trabalho de qualidade para a sociedade”, explicou Elói Reginaldo, instrutor do curso.
Para Felipe Machado, agente da GCM de Vassouras, é fundamental buscar esta preparação: “A GCM, amparada pela Lei 13022/2014, atua como força auxiliar, não tirando o exercício da Polícia Militar, dos Bombeiros, da PRF ou da Polícia Federal, mas vem como complemento, através de uma integração em um novo conceito de polícia em todo território nacional. Agregamos conhecimento acima de tudo e principalmente estamos sendo esse novo braço para a área de segurança publica”.
Alex Viana, integrante da GCM de Rio das Ostras, elogiou o programa do curso: “Está sendo de grande importância vir pra cá, adquirir conhecimento, buscar a doutrina do Romu, que já atua em vários lugares, como em São Paulo, os conhecimentos passados aqui tem que ser difundidos para todas as guardas do Brasil. Nós vamos ser realidade em pouco tempo a partir dos nossos prefeitos que devem equipar as suas guardas com armas de baixa letalidade e, posteriormente, com treinamentos específicos, com armas de fogo para sermos uma segurança a mais para nossa população”. 
Entre os representantes da Guarda Municipal de Teresópolis, Alexander Barbosa enfatizou o comprometimento de todos em se aperfeiçoar, bancando todo o custo do curso por conta própria: “É uma realidade que está chegando à sociedade nacional, como no Pará, onde todas as guardas são armadas e São Paulo idem, só o Rio de Janeiro foge a essa regra. Estamos buscando capacitação, cada um custeando do próprio bolso, para quando chegar a hora, possamos fazer o melhor”.
Alessandro Lomba, que é responsável pela equipe de ação com cães, também acredita que o treinamento deve agregar no desempenho dos agentes da cidade: “Há anos a Guarda apoia as policias e é mais uma busca de aprendizado, de experiência, pois a Guarda é uma polícia do futuro, trabalhando em conjunto com as outras”.

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE