Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Adiado” o leilão de venda da água de Teresópolis

Depois de perceber o risco ao insistir na licitação sem autorização da Câmara, prefeito recua e estanca o abuso

Wanderley Peres

Na última terça-feira, 14, quando em sessão os vereadores alertaram o prefeito de que ele estaria cometendo crime de responsabilidade ao dar prosseguimento ao processo de concessão dos serviços públicos relativos à gestão, estruturação de projetos de implantação, expansão, restauração e operação do sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Teresópolis, sem a devida autorização legislativa, o juízo da Comarca, da Segunda Vara Cível, foi acionado para que intimasse o chefe do executivo, Vinícius Cardoso Claussen da Silva, para que suspendesse imediatamente o Edital de Concorrência Pública nº 004/2021 ou qualquer outros editais que se refiram a concessões sem leis autorizativas previamente aprovadas. De número 0024825-24-2017-8-19-0061, ainda sem decisão informada, a ação pede ainda multa diária ao Município e ao chefe do executivo no valor de R$ 1.000.000,00, requerendo também, que do Mandado para cumprimento da sentença conste a advertência constante do artigo 536, §3º do CPC, onde diz que “o executado incidirá nas penas de litigância de má-fé quando injustificadamente descumprir a ordem judicial, sem prejuízo de sua responsabilização por crime de desobediência.”

A Câmara Municipal alertou o juízo que apesar de ter sido devidamente decidido na Segunda Vara Cível da Comarca ser necessário que o Município de Teresópolis, por meio de seu mandatário, o Exmo. Sr. Prefeito, deva prestar obediência à Lei Orgânica Municipal, mais especificamente ao disposto no artigo 99, caput, que determina a necessidade de lei autorizativa prévia à realização de concessão, tal decisão devidamente confirmada em duplo grau de jurisdição e transitada em julgado não tem sido respeitada, com o prefeito dando continuidade ao processo licitatório sem a reclamada autorização legislativa.

Além de afrontar decisão judicial confirmada em grau de recurso, “estando sob o manto da coisa julgada material”, o edital de concorrência tem como local de realização um outro município, a cidade do Rio de Janeiro, fora dos limites do território municipal. Pior, a data da licitação foi marcada justamente para o primeiro dia de recesso do Poder Judiciário, dia 20 de dezembro, quando também está em recesso o poder Legislativo. “Quer crer que se tratem apenas de coincidências, no entanto tais circunstâncias podem levar a crer a existência de uma certa predileção no sentido de dificultar-se a atuação fiscalizadora dos demais poderes constituídos da República bem como obstar o próprio conhecimento dos munícipes quanto ao certame”.

Atento ao ato ilegal, que utiliza de manobras suspeitas, visando impedir o acompanhamento da população e dos fiscais eleitos por ela, por ordem do Plenário da Câmara foi aprovado, por unanimidade, requerimento, de número 069/2021, para alertar o prefeito a suspender imediatamente a realização do certame. Em vez disso, o edital foi mantido, primeiro mudando o endereço do certame e, depois da presente ação proposta, “adiado sine die” a realização, como se ela fosse possível e legal.Alegando consideração às contribuições apresentadas por possíveis licitantes durante a fase de esclarecimento, que “trarão benefícios diretos para a população e ao processo licitatório”, visando ainda a promoção de ajustes no edital, termo de referência e seus anexos, a prefeitura comunicou a desistência em dissimulado anúncio feito em sua página de internet, como sendo adiamento da concorrência pública 004/2021. “Quando uma nova data for definida, informaremos através de nossos canais oficiais”, foi como informou a decisão forçada que teve de tomar ao cancelar o procedimento ilegal de venda da água.

“O prefeito tem que entender que o plenário da Câmara é soberano e a partir da sua deliberação, ele precisa ser respeitado. Essa Casa aprovou uma recomendação ao prefeito, o notificou e ele insiste em fazer a concessão da água sem a autorização do poder Legislativo. O prefeito se gaba de que o MP está com ele, que o juiz, a maçonaria e a igreja estão com ele, mas os vereadores não estão com ele nessa empreitada que é danosa para o município”, disse Maurício Lopes. “Existe uma sentença judicial, e o prefeito segue adiante desrespeitando os demais poderes. Está previsto no decreto 201, de 1967, que cassa governantes que desrespeitam decisão judicial e esta Casa não pode se fazer desrespeitada, assim melhor seria a gente ir para casa, se aceitarmos essa queda de braço que o prefeito impõe acobertado pelas supostas amizades que ele diz ter”, continuou o vereador, que alertou Vinicius de que nunca viu prefeito cassar vereador, mas já viu a câmara de Teresópolis cassar prefeitos. “Que fique bem claro, se o prefeito insistir em desrespeitar o poder Legislativo ele será cassado por essa casa legislativa, se insistir em vender a água sem a nossa permissão”, concluiu o vereador na sessão da última terça-feira, 14, quando o presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos também deixou claro que não permitiria a ilegalidade. “Eu já avisei ao prefeito da ilegalidade e do risco que está correndo em insistir com essa licitação descabida que contraria frontalmente a lei. A prefeitura não tem lei autorizativa da Câmara para fazer o leilão da venda da concessão e se o chefe do executivo mantiver o intento é desrespeito ao poder Legislativo, à Lei Orgânica e a Constituição Federal. O descumprimento ao que determinou a Câmara pode acarretar desdobramentos sérios”, declarou a O DIÁRIO na edição desta quinta-feira, 16, quando foi decidido o “adiamento” da licitação.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE