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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Adiada a licitação para as obras de reforma da RJ-130

Primeira etapa de tão aguardada e necessária intervenção era para ter sido realizada nesta segunda-feira

Prevista para ser realizada nesta segunda-feira, 30, a licitação para a contratação da empresa que será responsável pela execução de obras e melhorias operacionais na rodovia que liga Teresópolis a Nova Friburgo, a RJ-130, foi adiada pelo período de um mês. A nova data para a realização do certame é o dia 28 de setembro, às 11h. “O departamento esclarece que seis empresas solicitaram pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório da RJ-130, sendo necessário realizar ajustes no edital”, justificou o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, em nota encaminhada para a redação do jornal O Diário e Diário TV no início da tarde desta segunda. A previsão é de investimento de R$ 77 milhões em diversas ações.
A revitalização dos 68 quilômetros da RJ-130, que liga o município à Nova Friburgo, foi anunciada pelo governador Cláudio Castro em evento realizado em Teresópolis no último 06 de julho, aniversário de emancipação político-administrativa do município. “A RJ-130 é uma estrada histórica. Graças a concessão dos serviços de saneamento, temos recursos para revitalizar a Teresópolis-Friburgo, essa rodovia fundamental para a agricultura, o desenvolvimento econômico e o turismo de toda a região”, relatou Castro no evento montado na Praça Samuel Vieira, em Bonsucesso. 
Ao longo de toda a sua extensão, há dezenas de grandes buracos. A falta de sinalização adequada e acostamento em alguns pontos são outros motivos de reclamação. A rodovia contempla diversas atividades, desde o fundamental escoamento da produção rural ao turismo ecológico e rural, que ganha cada vez mais força e necessita de mais investimentos para contribuir com o crescimento desse setor. 

Ciclismo
Um grupo de ciclistas do município esteve presente no evento do dia 06 de julho para realizar contatos com representantes do governo estadual para pedir que tais empreendimentos contemplem também os praticantes desse esporte. Isso porquê vários trechos da estrada não têm acostamento ou  o local que poderiam ser utilizado pelos adeptos do ciclismo está danificado ou tomado pelo mato, colocando em risco de morte os atletas. “Essa rodovia é muito utilizada pelos ciclistas da cidade, tanto os do MTB quanto os das bicicletas de corrida, as speeds, então viemos pedir uma atenção especial principalmente nos primeiros quilômetros onde não tem acostamento, o que torna a passagem um pouco perigosa. Além dessa solicitação, pedimos a instalação de sinalização específica indicando que dizendo que tem ciclistas na via. Além da nossa segura, essas pequenas intervenções podem contribuir com o turismo e desenvolvimento de toda a região. Se for um lugar seguro para pedalar, mais gente vai vir para Teresópolis e Nova Friburgo e todos têm a ganhar”, explica o Professor Marcos Juliano.
Diversos ciclistas, representando grupos como o “Turma do Pedal” e “MTB Bonsucesso”, participaram do encontro com enviados do governo, entre eles o pessoal do DER (Departamento Estadual de Trânsito). Políticos locais também se comprometeram a ajudar no processo de inclusão da sinalização e acostamentos mais seguros para os ciclistas ao longo de toda a Teresópolis-Friburgo. Caso sejam atendidas, tais demandas podem contribuir com o aumento do número de praticantes não só às margens da RJ-130, mas também nas comunidades vizinhas a ela. Dessa forma, rede hoteleira e outros estabelecimentos comerciais podem vir a lucrar com mais dinheiro em circulação. Um exemplo que o cicloturismo é uma fonte de riqueza para a regiões envolvidas é o famoso circuito do “Vale Europeu”, em Santa Catarina, que anualmente leva milhares de praticantes para pedalar e admirar as belezas dessa parte do país.

 

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Edição 26/04/2024
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