Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Acupuntura ao seu alcance: contra dores e estresse

Saúde & Vida ? DPortas Abertas - Rosana de Moraes

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) também conhecida como medicina chinesa (em chinês: Zhõngyí xué, ou Zhõngao xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de Medicina Tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história.  A acupuntura é um destes tipos de intervenção milenar que ainda não é muito bem compreendida em países do ocidente, principalmente por conta da enorme diferença cultural que existe em relação a alguns países do oriente, como China, Coréia e Japão, precursores dela. Ela pode ser resumida como uma terapia que se utiliza de agulhas, para estimular pontos específicos com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e sua interação com o meio ambiente. O grande abismo que separa os princípios da acupuntura com os da nossa medicina ocidental é justamente este conceito de energia. Esta não pode ser visualizada ou tocada e apenas pessoas mais atenciosas conseguem senti-la, tornando difícil provar sua existência, sem que a pessoa passe por uma experiência específica, seja em uma sessão de tratamento ou mesmo prestando muita atenção ao corpo em várias situações do dia-a-dia. As indicações são diversas, mas as principais costumam ser por conta de dores, dificuldades para dormir e controle da ansiedade e do estresse. Tratamentos mais complexos como tumores, problemas de coração, alterações hormonais, entre outros, devem estar sempre acompanhados por médicos especialistas, fazendo um trabalho em conjunto, quando indicado.

No combate aos efeitos colaterais da quimio e radio
A acupuntura não cura o câncer, mas pode melhorar a qualidade de vida do paciente. Ela pode aliviar dores, reduzindo a depressão e a ansiedade e proporcionando melhor qualidade do sono. Tem ação efetiva também na redução dos efeitos colaterais da quimio e radioterapia – enjoos, vômitos e outros distúrbios gastrointestinais – além de restaurar a imunidade física, prevenindo infecções leves, gripes e resfriados. Nos casos de leucemias e linfomas, antes de aplicar a técnica é preciso avaliar a quantidade de plaquetas presentes no sangue do paciente, para que não ocorram sangramentos. Também pode ser utilizada como: Analgésica, dor de qualquer origem, anti-inflamatória, artrite e traumatismo, relaxante muscular, contratura muscular, torcicolo, ansiolítica, Insônia, estresse, ansiedade, irritabilidade, antidepressiva (leve), angústia, depressão, irritabilidade, broncodilatadora, asma, enfisema, bronquite, vasodilatadora, anomalias circulatórias, AVC e angina de peito, cicatrizante, escaras, acne, incisões cirúrgicas, Imunidade, rinite, alergia e asma.
Outras técnicas de acupuntura: Caso a pessoa tenha receio ou mesmo pavor de agulhas, os estímulos podem ser feitos de outras maneiras, como ímãs, sementes de mostarda, esferas metálicas ou sintéticas, entre outros recursos. Outras técnicas da acupuntura também podem ser aplicadas, como a mais conhecida delas, que é a auriculoterapia, onde se estimulam pontos da orelha para equilibrar a energia do corpo todo. À medida que a pessoa vai se familiarizando com o tratamento, ela pode perder o medo e evoluir para o estímulo com as agulhas. 
Fontes: www.abrale.org.br / www.minhavida.com.br

O Programa
A Diário TV registrou, recentemente, o episódio do programa Saúde & Vida produzido pelo projeto D’Portas Abertas, com o tema “Medicina Alternativa: como aplicar as técnicas chinesas”. O tema foi debatido pelos entrevistados pela apresentadora Rosana de Moraes, o fisioterapeuta e acupunturista Jean Rodrigues (2742-0270, espacoterapeuticoteresopolis.com.br) e fisioterapeuta pélvica e acupunturista Camille Carvalho (98177-7679, Instagram: camillefisiopelvica). Jean é professor no Espaço Terapèutico Teresópolis e falou sobre as técnicas chinesas disponíveis para o controle da dor, depressão e outros males, principalmente sobre a acupuntura, assunto confirmado por Camille, que aprendeu as técnicas com Jean para aplicar nas pacientes que sofrem de diversas dores relacionados à ginecologia.
Saúde & Vida é um programa da Diário TV em parceria com o projeto DPortas Abertas que tem a intenção de mediar informações sobre saúde e bem estar com consultores da área de saúde e público em geral. Acesse nossas páginas do facebook e Instagram @dportasabertas ou WhatsApp 21 97555-6877, deixe sua participação ou procure um profissional para lhe orientar sobre o tema.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE