Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Acumulado de chuva de uma semana preocupa e mobiliza Defesa Civil

Bairros com maior volume nos últimos dias são Coréia, Corta Vento e Granja Florestal

Luiz Bandeira
Rafaela Pedra

As chuvas que persistem em boa parte da Região Sudeste são muito importantes para regular o nível dos reservatórios, evitar queimadas e para a agricultura. A estiagem que persistiu até meados de setembro, provocou desabastecimento, aumento na tarifa de energia elétrica e prejudicou a produção agrícola em nosso município, principal produtor de hortaliças do estado. O retorno das precipitações é comemorado, porém causa certa preocupação àqueles que moram em áreas com risco de deslizamento de terras e alagamentos em nossa cidade. Nesta quarta-feira, 20, a apresentadora e repórter Rafaela Pedra conversou com o Secretário de Defesa Civil para buscar informações sobre as consequências de uma semana de chuvas incessantes no município. O Coronel Albert destacou que não é comum para essa época esse volume de chuva. “Nos meses de outubro ocorrem pancadas esporádicas, mas não uma chuva com essa continuidade que nós estamos tendo nos últimos dias. Nós temos aí praticamente uma semana inteira de chuva”, pontua.
E, por conta do acumulado, o teresopolitano deve ficar atento quando houver pancadas de chuva forte, alerta o secretário de Defesa Civil. “Nossa maior preocupação, devido a essa continuidade de sete dias, nós temos alguns bairros que já estão registrando volumes acumulados mensais acima dos duzentos milímetros, então isso nos mostra que o solo já está muito encharcado e que se houver uma pancada mais forte pode ocorrer risco de deslizamentos de terra”, disse. A repórter da Diário TV questionou ao Secretário o que mais preocupa nestas condições climáticas atuais. Segundo ele, “é um conjunto de fatores, porque nós temos protocolos e cada protocolo tem um gatilho determinado. Como nós temos uma continuidade de chuva e os acumulados estão altos, então você tem um acúmulo desses dois fatores, solo encharcado, pancada de chuva forte, o solo fica mais pastoso e aí ocorrem os deslizamentos nessa situação. Essa continuidade da chuva nos preocupa por que o solo está encharcado, se houver uma pancada mais forte o risco de deslizamento é maior”.

Bairros com mais chuva
Coronel Albert apontou os bairros com maiores acumulados: Coréia 260mm/mês, Corta Vento 212 mm/mês e Granja Florestal com 208 mm/mês. “É importante que as pessoas sempre observem os alertas da Defesa Civil, que são dados através do telefone 40199. Nas comunidades que têm o sistema de alerta e alarme, fiquem atentos ao tocar das sirenes, casos elas soem o alarme que elas se dirijam aos pontos de apoio e que fiquem atentas se houver movimentação de árvores, que também é um dos problemas que nós temos, trincas em muros ou na própria estrutura das casas ou estruturas de talude, que é a encosta, que elas entrem em contato com a Defesa Civil pra que a gente possa fazer uma vistoria no local. Nós estamos com duas equipes de pronto emprego 24 horas de plantão e é importante que faça o acionamento pelo número 199. Muitas das vezes as pessoas jogam nas redes sociais e a gente só fica sabendo um tempo depois, então é importante ligar para o 199 que atendimento é mais rápido”, concluiu o secretário.

Ocorrências
A Defesa Civil de Teresópolis informa que foram registradas quatro ocorrências nesta terça-feira, 19, relacionadas a risco de queda de árvore, risco estrutural e dois deslizamentos de terra, sem vítimas. Nesta quarta-feira, 20, foram registrados uma queda de muro e um risco de queda de árvore. Não houve registro de pontos de alagamento. Segundo dados climáticos apurados pelo Jornal O Diário e Diário TV, a condição de chuva se mantém até sexta-feira. No sábado o sol aparece, mais já no domingo volta a chover em Teresópolis.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE