Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Acidente na Avenida Rotariana alerta para falta de segurança no Soberbo

Motorista perdeu controle do veículo e invadiu área onde pessoas fazem caminhada diariamente

Marcus Wagner

A Avenida Rotariana, no Soberbo possui um alto índice de acidentes provocados principalmente pelo excesso de velocidade dos veículos e no caso mais recente, esse problema felizmente não causou vítimas, mas acendeu o alerta do perigo para os pedestres. Desta vez, o estragou ficou limitado a peças de artesanato, mas quem mora e trabalha no local sabe queque o abuso de velocidade pode provocar novos acidentes a qualquer momento. Sem quebra-molas ou qualquer outro instrumento para coibir os excessos, a expectativa é que o poder público tome providências.
O artesão Amaury Pecene Junior, mais conhecido como Zinho, responsável por ornamentar grande parte da principal entrada do município, contou que ficou assustado com mais esse acidente, já que o local onde o carro bateu é justamente onde sua filha costuma brincar. O veículo desgovernado passou por cima da calçada, destruiu placas e objetos e a ainda retornou para o meio da avenida após rodar. Por sorte, ninguém ficou ferido.
“Foi um susto, estou sempre aqui trabalhando, minha filha brincando e muita gente passa por aqui, teresopolitanos e turistas. O carro adentrou aqui na última quinta-feira, por volta de 15 horas e arrebentou todo esse espaço que eu chamo de memorial ferroviário, que eu sonho em concluir. Foi um absurdo o que aconteceu. Graças a Deus não ocorreu nenhuma morte, nenhuma fatalidade, só que é mais um aviso que precisamos nos unir para transformar essa área em local de caminhada, falta oficializar isso. Pedimos apoio de todos os teresopolitanos para lutar e fazer esse local virar perímetro urbano de uma vez por todas e não acostamento, como a concessionária alega”, contou Zinho.
Moradores da região já pediram por diversas vezes a instalação de quebra molas ou redutores de velocidade, pois são frequentes os casos de abuso de velocidade nos dois sentidos da via, mesmo com a sinalização sobre a velocidade máxima permitida de 40 km/h. A área tem outro fator complicador que é o clima, com o nevoeiro que diminui a visibilidade e o período de chuvas.
Zinho já tentou de diversas maneiras mobilizar as autoridades para que tomem providências em relação a essa permanente insegurança, desde um falso radar na beira da pista para forçar a redução de velocidade até uma placa pedindo quebra-molas, mas sem resultados.
“Eu me considero um aliado do município e da concessionária, é um trecho federal, então eu peço que eles também me considerem um aliado porque eu cuido, coloco alertas, enfeito a via com a minha arte e peço que venham até mim para tentar resolver o problema juntos. No meio do ano, coloquei uma placa pedindo quebra mola já e eles vieram aqui, mandaram remover e eu cumpri, só que dois meses depois acontece esse acidente, então recoloquei a placa aqui onde houve o acidente porque essa é a hora de causar impacto, utilizando algo negativo para tentar resolver o problema e transformar em positivo”, disse o artesão.
O artista já tem algumas iniciativas para criação de aparelhos culturais, educativos e de lazer no entorno da pista, em que pretende dar aulas de carpintaria, skate, jardinagem e até mesmo disponibilizar uma praça temática, mas  explica que não pode levar nada disso à frente se nada for feito para impedir o excesso de velocidade no local.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE