Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Abril: Número de confirmados passou de cinco para quase 70

Somente nos primeiro 20 dias do mês, Centro 24h realizou mais de 500 atendimentos

Utilizando dados divulgados pelo Gabinete de Crise da Prefeitura de Teresópolis, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV tem acompanhado a escalada do novo coronavírus no município. No último dia 11, publicamos reportagem mostrando o primeiro mês de acompanhamento da situação, destacando a grande mudança no quadro nesse período. Na primeira grande entrevista sobre o tema, com o secretário de Saúde Antonio Henrique, a informação é que “não havia motivo para preocupação”. Dias depois, várias medidas restritivas foram tomadas e o número de casos confirmados começou a subir. Nesta edição, vamos destacar outra alteração significativa, utilizando novo período de análise, o mês corrente. Do dia primeiro até o domingo, 19, o número de confirmações passou de apenas cinco para 61 em Teresópolis. Nesse período, o Centro 24h, montado no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara realizou 554 atendimentos de pessoas que se apresentaram com sintomas suspeitos para a Covid-19.  O dia com maior volume de procura foi o dia 02, quando 50 pessoas estiveram no Pedrão. 
Chama atenção também, que apesar desse grande volume no começo do mês, nos dias seguintes o numero de atendimentos/dia reduziu bastante, voltando a crescer na semana passada. Tal situação pode indicar possível aumento da contaminação por conta do relaxamento em relação à orientação sobre isolamento social, visto que a cada dia que passa tem sido registrado número maior de pessoas em vias públicas e, desrespeitando decreto municipal, utilizando inclusive praças e outras áreas de lazer. Outro ponto importante a ser considerado é que o número de atendimentos é bem maior que os 554 indicados, visto que muita gente tem optado em pagar por exame em laboratórios particulares. O motivo para tal é que o Centro 24h só realiza o teste para coronavírus em casos que se apresentem sintomas graves, segundo a prefeitura seguindo orientação do Ministério da Saúde.
Tal situação tem gerado insatisfação dos teresopolitanos. No último fim de semana, recebemos a seguinte mensagem de um telespectador da Diário TV: "Deixo aqui minha indignação. Minha mãe, com muita tosse e dor no corpo, sem se alimentar, foi ao Pedrão no dia 10. Passaram remédio e mandaram ficar em casa por 15 dias. Ontem, por conta própria, chamei CRT e levaram direto UPA. Foi confirmado Covid-19”, informa.
Também em abril foi registrada a primeira morte relacionada ao coronavírus em Teresópolis. Trata-se de um homem de 68 anos, morador da localidade de Mottas, no Terceiro Distrito, que estava internado no Hospital São José. Após o anúncio do óbito, pelo próprio prefeito Vinicius Claussen, alguns familiares utilizaram redes sociais para informar que ele já teria doença respiratória há alguns anos. Em resposta, a PMT divulgou que dois exames foram realizados, em laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde, com ambos apontando para Covid-19. Por outro lado, também em abril teve alta do HSJ uma mulher da mesma idade, após um período de internação que durou 29 dias. Ainda segundo dados divulgados pela prefeitura, o bairro com maior número de casos confirmados é o Alto, com nove pessoas infectadas. No boxe, veja alguns tópicos sobre o tema relacionados aos registros no mês de abril.

CORONAVÍRUS EM TERESÓPOLIS
01/04 – Quatro casos confirmados pela prefeitura.
02/04 – Centro 24h registra 50 atendimentos em um dia.
03/04 – Teresópolis confirma o quinto caso de coronavírus.
04/04 – Sobe para seis o número de confirmações.
05/04 – Já são sete casos confirmados e 37 suspeitos. No Pedrão, apenas 15 pessoas procuraram atendimento.
06/04 – Sobe para nove o número de casos confirmados. Centro 24h registra o dobro de atendimentos do dia anterior.
 07/04 – Saúde divulga 10 casos confirmados em Teresópolis e 31 suspeitos.
08/04 – Pula para 14 o número de confirmações, com 31 suspeitos.
09/04 – Divulgado que são 16 casos confirmados, 51 suspeitos e 17 internações, sendo três em estado grave.
10/04 – 48 casos suspeitos sendo investigados. Número de confirmações segue em 16. Atendimentos no Pedrão foram apenas 10.
11/04 – 16 casos confirmados. Número de casos suspeitos aumenta para 53. 11 pessoas foram atendidas no Centro 24h.
12/04 – Aumenta para 57 o número de casos suspeitos, continuam 16 confirmados e 12 pessoas foram atendidas.
13/04 – Neste dia foram confirmados mais sete casos, somando 23. O número de suspeitos aumentou para 68 e o atendimento no Pedrão volta a subir: 41 pessoas analisadas.
14/04 – O primeiro óbito por Covid-19 é anunciado pelo prefeito Vinícius Claussen. Mais quatro casos confirmados, somando 27. O número de suspeitos também aumenta para 82. No Pedrão foram feitos 32 atendimentos.
15/04 – 32 casos confirmados, 97 suspeitos, Pedrão atendeu 45.
16/04 – Mais 12 casos confirmados, somando 44. O número de suspeitos também aumenta para 124. No Pedrão foram feitos 32 atendimentos.
17/04 – Pelo segundo dia seguido mais 12 casos confirmados, subindo de 44 para 56. 130 casos suspeitos, Pedrão atendeu 40.
18/04 – 58 casos confirmados, 137 suspeitos, Pedrão com 21 atendimentos.
19/04 – 61 casos confirmados, 143 suspeitos. Pedrão com 34 atendimentos

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE