Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Abertura da Temporada de Montanhismo em Teresópolis

Parque Nacional da Serra dos Órgãos realiza evento com atividades para toda a família

Marcello Medeiros

Outono em curso, Inverno quase chegando, dias geladinhos e com menos chance de chover… Essas condições fazem aumentar a procura por atividades em ambientes de montanha, que em Teresópolis são muitas por conta do relevo e as três unidades de conservação ambiental existentes no município. A mais antiga delas, e que protege atrativos naturais que atraem e encantam gente do mundo inteiro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos realiza mais uma vez um grande evento para marcar o início do período ideal para a visitação de trilhas e vias de escalada. Neste sábado, 19, entre 9h e 22h, a sede Teresópolis estará de portas abertas e com várias atrações pare receber montanhistas e interessados em aprender um pouco mais sobre o que temos de melhor em nossa região. “Nos últimos anos a gente tem se esforçado para realizar esse evento batizado de Abertura da Temporada de Montanhismo para celebrar junto com os montanhistas, com os caminhantes, o começo desse período ideal, com menos incidência de chuva, para realizar atividades de montanha. Tradicionalmente acontece no terceiro fim de semana de maio e sempre agregamos também ao evento parceiros que têm atividades ligadas ao esporte para celebrar esse momento”, relata Leandro Goulart, Chefe do PARNASO.
Apesar da temática, importante destacar que, assim como aconteceu nos últimos cinco anos seguidos, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos estará de portas abertas para receber o público em geral e pensou em eventos para vários tipos de visitante. Além disso, como o ingresso nesse dia custará apenas um quilo de alimento não perecível, ou a mesma quantidade de ração para gato ou cachorro, esta pode ser uma grande oportunidade para quem não conhece o parque visitar as trilhas da parte baixa ou mesmo se aventurar nas montanhas.
“A ideia é que a gente consiga apresentar para toda a comunidade quais são as atividades possíveis de serem feitas em um parque nacional. Fizemos uma programação bem diversa para que todos possam participar, não só trilhas de dificuldade elevada, escaladas difíceis, mas para toda família. Pela manhã vamos realizar uma corrida de aventura na parte baixa do parque, percorrendo todas as trilhas, uma oportunidade para o visitante que não conhece unidade conhecer todos os atrativos de trilha da parte baixa, pois teremos modalidade de corrida e caminhada. Ao longo do dia teremos um muro escalada infantil, oficina de slackline, apresentações sobre o tema montanhismo, escalada, estandes e um show com a banda Sabotage no final da noite”, explica Goulart.

Homenagem
Outra tradição da ATM do Parque Nacional é a inauguração de um novo atrativo ou revitalização de algum já em funcionamento na unidade de conservação. Na edição de 2018, a trilha escolhida foi uma das mais visitadas da parte baixa, a Mozart Catão, que leva ao mirante Alexandre Oliveira. O motivo foi bastante especial: Há 20 anos os dois teresopolitanos que as batizam morreram após avalanche na Face Sul do cerro Aconcágua, na Argentina. Alexandre era um expoente na escalada teresopolitana e iniciava parceria com Catão, já em destaque no montanhismo nacional: Ele foi o primeiro brasileiro, ao lado do paranaense Waldemar Niclevicz, a pisar no Everest – o “teto do mundo”, com 8.848 metros de altitude.
“O Mozart foi um grande montanhista teresopolitano e que foi homenageado com o nome dessa trilha que leva ao mirante batizado com o nome do Alexandre, ambos falecidos no Aconcágua, junto com Othon Leonardos. Para marcar esses 20 anos sem eles, estamos revitalizando a trilha, que estava com problemas de erosão, com assoreamento em curso d´água e o próprio mirante, para que o visitante possa aproveitar mais esse atrativo no parque. Além disso, toda a ATM será voltada para eles. Vamos exibir um vídeo para homenagear o Mozart e lembrar os feitos dele em Teresópolis e no mundo”, destaca Leandro.

Programação
9h – Desafio 360 Trail Run
10h às 22h – Standes diversos / Praça de Alimentação
14h – Trilha guiada: Reinauguração da Trilha Mozart Catão / Opção Trilha 360
16h – Quiz PARNASO com premiação de artigos de montanha
16h – Contação de histórias infantis
17h30 – Exibição do vídeo highline no Dedo de Deus
18h – Homenagem Mozart Catão / Alexandre Oliveira
18h40 – Entrega da premiação SISGEO pela FIOCRUZ
19h – EcoCine: "Mozart, uma vida de conquistas"
20h às 23h – Show com a banda Sabotage

 

Dentro das festividades, equipe do ICMBio realiza manutenção no Mirante Alexandre Oliveira e trilha Mozart Catão2

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE