Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aberto período de vacinação antirrábica animal na Zona Rural

Atendimento na cidade pode ser obtido em dois locais, de segunda a sexta-feira

 

Marcello Medeiros

Desde janeiro, equipe volante da Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Controle de Zoonoses vem percorrendo a cidade para vacinação antirrábica gratuita de cães e gatos domésticos a partir dos quatro meses de vida. Neste mês de março, serão atendidas sete localidades da área rural, das 9h às 14h. O atendimento no Segundo e Terceiro Distritos teve início nesta quinta-feira (07), em Bonsucesso. Na próxima terça-feira, dia 12, será a vez de Poço dos Peixes, na região de Três Córregos. Veja no boxe os outros dias, horários e locais onde será realizada a prestação do serviço.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além do atendimento volante, donos de cães e gatos podem imunizar seus animais de estimação de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários e locais: – Das 8h às 9h na Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, na Tijuca); – Das 9h às 13h no Centro de Triagem Animal (Canil), instalado na altura do Km 75,5 da Estrada Rio-Bahia, ao lado do antigo aterro sanitário, atualmente lixão do Fischer. Ainda segundo a SMS, a contenção dos animais a serem vacinados é de responsabilidade do proprietário, que deve ser sempre um adulto. 

A doença
A raiva é uma doença 100% letal ao ser humano. O vírus é transmitido do animal para o homem, principalmente por meio da mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da doença. A vacina é a única forma de prevenção. Entre os sinais clínicos, é possível destacar que os cães se tornam mais agressivos, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficam tristes, procurando lugares escuros. O latido se torna diferente do habitual; o animal tende a ficar de boca aberta, com muita salivação, recusa água e alimentos e tem dificuldade para engolir. Também há falta de coordenação motora; convulsão; e paralisia das patas traseiras.
Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação duramente dez dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Ele deve receber água e comida normalmente. Caso não seja possível observar o animal em casa, a orientação é encaminhá-lo ao canil ou buscar atendimento de profissional da área.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE