Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Abertas pré-matrículas para escolas da Região Serrana

Teresópolis inicia projeto de ensino profissionalizante na Rede Estadual

 A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) está com pré-matrículas abertas para 88 escolas públicas localizadas na Região Serrana do Rio de Janeiro. O estudante que deseja ingressar na rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2019 deve se inscrever por meio do link na página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), até o dia 4 de dezembro, e escolher a unidade de sua preferência. Do total de escolas com pré-matrículas abertas na Região Serrana, 24 estão localizadas em Nova Friburgo; dez em Petrópolis; nove em Cachoeiras de Macacu; oito em Teresópolis; cinco em Bom Jardim; cinco em Cantagalo; cinco em Trajano de Moraes; quatro em Carmo; quatro em Cordeiro; três em Duas Barras; três em São Sebastião do Alto; duas em Macuco; duas em Silva Jardim; duas em Sumidouro; uma em Santa Maria Madalena; e uma em São José do Vale do Rio Preto.
Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual. O candidato pode optar por escolas que funcionam em Tempo Integral e ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em que o estudante também faz um Curso Técnico; Ensino Médio Inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; unidades com Curso Normal (Formação de Professores) e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além disso, os estudantes poderão se inscrever nas novas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Profissionalizantes de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo.  – Os alunos e seus responsáveis devem analisar e pesquisar com atenção as escolas com vagas abertas. São mais de mil unidades de ensino com oportunidades disponíveis em diversas modalidades de ensino, entre elas as profissionalizantes – informa o Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.
A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 21 de dezembro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2019 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.

Tempo integral no CEPB
No início do mês o governo do estado do Rio de Janeiro anunciou a implementação do Ensino Médio Profissionalizante de Técnico de Administração, com ênfase em Empreendedorismo e em Tempo Integral, em mais 70 escolas públicas estaduais. Em toda a Região Serrana, o único estabelecimento de ensino que terá a nova modalidade fica em Teresópolis, o Colégio Estadual Presidente Bernardes. Nesta terça-feira estivemos no PB, como é mais conhecido o tradicional colégio localizado no bairro de São Pedro, e conversamos com o Diretor Péricles Itamar. Ele explicou como vai funcionar o novo Ensino Médio, que abrirá 150 vagas, divididas em cinco turmas. “O estado entendeu que o Ensino Médio tinha que passar por algum tipo de mudança, chegando a ideia de funcionar de forma concomitante com o Ensino Técnico. Conversando com o Conselho Regional de Administração, entenderam que seria interessante a prática do curso Técnico em Administração. Dessa formar, os alunos  matriculados a partir de 2019, ao terminar o Ensino Médio, terão também o reconhecimento do Conselho Regional de Administração e sairão com a carteira do CRA como técnicos na área”, destaca.
Atualmente, o CEPT tem 350 alunos e algumas turmas em conclusão do Ensino Médio tradicional. Dessa forma, no próximo ano funcionarão as novas turmas do primeiro ano no esquema de Médio Técnico e as antigas que serão mantidas até conclusão. Posteriormente, deverão ficar no prédio localizado na Rua Fileuterpe somente as turmas da nova modalidade.
Os professores que vão lecionar nessas novas turmas foram capacitados pelo SEBRAE e pelo Instituto Ayrton Senna. Após os três anos de estudo, os jovens estarão preparados para exercer atividades administrativas relacionadas ao Empreendedorismo e receberão Carteira de Identidade Profissional na Cor Verde, na qual constará o título profissional de Técnico em Administração. Para Péricles, a nova metodologia pode contribuir para mudar a realidade dos jovens no cada vez mais disputado mercado de trabalho. “Nessa modalidade o aluno vai aprender como montar a empresa dele, como ter foco na vida para alcançar objetivos. Isso começa a resolver o gargalo lá da frente, quando o aluno conclui o Ensino Médio e não tem nada a oferecer para o mercado de trabalho. Com essa qualificação, ele já entra em condições mais favoráveis”, enfatiza.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE