Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Abertas inscrições para curso de educação ambiental em trilhas ecológicas

Programa do Ministério do Meio Ambiente integra pacote de formação que alia lazer, turismo e conservação

Estão abertas as inscrições para o curso “Elaboração de Trilhas Interpretativas”, a ser oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O curso integra o Educa+, uma iniciativa recém lançada pelo MMA, juntamente a um pacote de cursos e palestras voltados à educação ambiental. Os interessados poderão realizar as inscrições no período entre 22 de março a 16 de abril de 2021 pela própria plataforma Educa+. O objetivo do curso é orientar sobre elementos essenciais para a elaboração de uma estratégia pedagógica de educação ambiental em trilhas ecológicas pelo país. Por meio de recursos teóricos e práticos, os profissionais serão orientados para integrar o público ao meio ambiente nas trilhas.
A promoção de ações pedagógicas associadas ao lazer e turismo valorizam o patrimônio natural do País, enriquecendo os serviços nos parques nacionais, aumentando a visitação e, assim, atraindo mais recursos para a proteção do meio ambiente. Além disso, essa linha de trabalho ainda tem o potencial de difundir informações sobre meio ambiente e ampliar a educação ambiental voltada a ambientes naturais. O conteúdo do curso será ministrado na plataforma do Educa+ 100% gratuita e 100% digital. As inscrições podem ser feitas pelo portal ead.mma.gov.br, na aba “Nossos cursos”. É uma iniciativa do MMA para disponibilização de cursos e palestras voltados à educação ambiental. Os conteúdos serão disponibilizados abertamente para o público em plataformas gratuitas e digitais, no site e canais oficiais do MMA.

Três parques
Privilegiado pela natureza, Teresópolis é um município cercado pela Mata Atlântica e belezas cênicas cobiçadas por gente do mundo inteiro. E, para proteger ambientes únicos, estão três unidades de conservação ambiental. Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é mais antigo e conhecido deles, principalmente pelo fato de proteger, entre outros, o Dedo de Deus. De 2002, o Parque Estadual dos Três Picos é responsável pela continuidade da vida de espécies vegetais e animais por uma longa extensão em Teresópolis. Só para se ter uma ideia do seu tamanho, essa unidade vai das proximidades com o Soberbo (Pedra do Elefante) até a divisa com Nova Friburgo, portanto protegendo grandes áreas em toda a extensão direita da RJ-130, sentido município vizinho. Mais novo, mas não menos importante, está o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga e hoje, além desse núcleo, tem feito grandes investimentos na localidade de Santa Rita, no Segundo Distrito. O PNMMT foi criado em 06 de julho de 2009, pelo então prefeito Jorge Mario Sedlacek.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE