ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Aberta consulta pública para zoneamento do Parque Montanhas

Data: 13/08/2020

A proposta de zoneamento ambiental subdivide a área de 4.397 hectares do Parque Municipal em seis zonas de manejo, mais a zona de amortecimento - Marcello Medeiros

 

Nesta quarta-feira, 12, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou um hotsite com o edital de Consulta Pública sobre o zoneamento do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. O objetivo é ampliar a participação popular na elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação. O documento técnico, que vem sendo construído desde 2019, estabelece o zoneamento e as normas para o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive sobre a implantação das estruturas físicas necessárias para a gestão da unidade, de acordo com a Lei Federal nº 9.985/2000.
 O hotsite contém informações cartográficas georreferenciadas, mas ilustrativas, para facilitar a compreensão de todos, com ou sem experiência em consultar mapas, e poderá ser acessado até o dia 28 de agosto pelo site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br. Na fase de conclusão do processo de elaboração do Plano de Manejo, será lançado o site definitivo, que abrigará de forma permanente informações como mapas, gráficos, tabelas de dados e lista de espécies, por exemplo.
A proposta de zoneamento ambiental subdivide a área de 4.397 hectares do Parque Municipal em seis zonas de manejo, mais a zona de amortecimento. São propostas as zonas de Preservação, de Conservação, de Infraestrutura, de Diferentes Interesses Públicos, de Adequação Ambiental e Zona de Usos Divergentes e mais a Zona de Amortecimento.
 O secretário de Meio Ambiente destaca a importância da participação do maior número possível de pessoas no processo de elaboração do Plano de Manejo. “Esperamos a contribuição de todos nesse processo de consulta pública, estudando as informações e dando sugestões para aprimorar e melhorar a proposta do poder público. Todas as sugestões enviadas serão consideradas e avaliadas e, caso sejam julgadas pertinentes, serão incorporadas ao documento final”, assinala Flavio Castro.

O PNMMT
Criado pelo Decreto Municipal 3.693/2009 e com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis está situado na região noroeste de Teresópolis, parcialmente inserido no Primeiro e Segundo Distritos e fazendo limite com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. Possui duas sedes: A da Pedra da Tartaruga, com acesso pelo bairro Granja Florestal, na área urbana, e de Santa Rita, no Segundo Distrito, zona rural do município. Tem em seu território uma imponente cadeia de montanhas e protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval de rua no Rio em 2021 é adiado

Governo libera entrada de estrangeiros em todos os aeroportos do país

Presidente Jair Bolsonaro está sem febre ou dor após cirurgia

Bolsonaro fará cirurgia em São Paulo nesta sexta

Copa do Brasil: Atlético-GO marca nos acréscimos e elimina Fluminense

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy