Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Abandono e destruição no cemitério Carlinda Berlim

Situação de vários túmulos assusta com estado de abandono e sinais de violação

Marcus Wagner

O desrespeito à memória das pessoas que foram sepultadas no Cemitério Municipal Carlinda Berlim é preocupante. No local, vários túmulos parcialmente destruídos e alguns com sinais de violação. O abandono é tão grande que em alguns deles já há vegetação tomando conta e há aqueles que oferecem risco a quem passa por perto por estarem deteriorados e com buracos.
A situação veio à tona depois que imagens atribuídas ao local foram divulgadas em redes sociais, mostrando sepulturas quebradas e restos mortais expostos, gerando a indignação de muitas pessoas. Mesmo sem confirmar que tais imagens seriam realmente do Caingá, fomos até o local e constatamos que realmente há muitos túmulos em péssimas condições, alguns inclusive bem em frente à administração do cemitério.
Na parte mais alta da primeira quadra, flagramos várias situações alarmantes, como um túmulo que de tanto tempo abandonado e deteriorado sem a cobertura, uma árvore cresceu e já alcançou uma grande altura. O mato tomou conta do jazíguo de tal forma que é difícil encontrar qualquer identificação. 
Bem próximo dali, outros dois túmulos estavam com sinais claros de violação, com ossadas aparentes e remexidas. As lápides estavam afastadas do local original e foi possível verificar um crânio que foi retirado de um túmulo e jogado dentro do outro. 
Na mesma quadra, muitos outros casos semelhantes de destruição. Há também vasilhames que acumulam água e já se tornaram criadouros de mosquitos.

Visitas indesejadas
Um dos funcionários do cemitério nos confirmou que o local é frequentemente visitado por pessoas que vão lá para realizar atos condenáveis, mas que não há como fazer o controle por conta do número reduzido de funcionários para tomar conta de um espaço tão grande. Vale lembrar que o município não realiza concurso público há mais de 20 anos.
Ele também destacou que é necessário verificar a propriedade de cada sepultura através do recadastramento para poder cobrar a manutenção por parte deles ou que seja repassada a concessão para outra pessoa, em caso de nenhum dono se manifestar.

Nota da prefeitura
A assessoria de comunicação da prefeitura confirmou que a manutenção de jazigos é responsabilidade dos concessionários, no entanto muitos deles estão abandonados ou não existe a identificação e por isso o recadastramento está em andamento. Ainda de acordo com a nota a prefeitura não recebeu nenhum registro de violação de sepulturas e que este tipo de ato deve ser comunicado à Delegacia de Polícia.

Recadastramento de túmulos em andamento
A prefeitura de Teresópolis pede que os proprietários de sepulturas e jazigos façam o recadastramento, que está aberto desde outubro do ano passado e termina em março (180 dias), conforme chamamento público. Para o recadastramento, os titulares devem apresentar os documentos originais e fornecer cópia dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de titularidade, contato telefônico ou e-mail. 
No caso do concessionário já ter falecido, deverá comparecer o (os) herdeiros/ sucessores  para o devido recadastramento. O horário de atendimento acontece segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 16h, para as titularidades referentes ao Cemitério Carlinda Berlim “Caingá” e terças e quintas-feiras, também das 10h às 16h, para as titularidades dos cemitérios do interior. Ou seja, Canoas, Venda Nova, Bonsucesso, Vieira, Rio Preto, Vale Alpino, Santa Rita e Serra do Capim.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE