Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“A saúde em Teresópolis está um caos, cada vez pior”

Sérgio Sampaio, vice do Patriota, também atenta para "total abandono do interior"
Marcello Medeiros
 
Na sétima e última entrevista com os candidatos a vice nas chapas que concorrem ao posto mais alto da gestão municipal no próximo dia 15, a Diário TV entrevistou nesta terça-feira, 03, Sérgio Sampaio, que concorre pelo partido Patriota com Pedro Gil. Defensor Público recém-aposentado, com 26 anos dedicados à instituição, sendo os últimos sete em Teresópolis, ele escolheu como temas principais “Saúde” e “Saneamento Básico”, enfatizando, em ambas as situações, a necessidade de um olhar mais apurado para as localidades da zona rural do nosso município. "O interior está muito abandonado, em todos os sentidos", frisou. Com a experiência de muitos anos atendendo a população que precisa da Defensoria para resolver questões que sequer precisariam ser judicializadas se houvesse administrações atentas às reais necessidades do teresopolitano, Sérgio Sampaio lembrou a primeira passagem pelo município, 25 anos atrás, e comparou com o que encontrou nos anos mais recentes, considerando que parece estar muito pior. 
“Vejo que alguma coisa com urgência precisa ser feita. Foram tantos processos que a Defensoria Pública teve que ingressar, como questões de internações, transferências, medicamentos… E tudo isso esbarra no gargalo que são as vagas através do SUS nas redes hospitalares privadas de Teresópolis”, destacou o vice do Patriota, citando em seguida um tema que há anos permeia as ideias dos munícipes – a criação de um hospital que seja administrado pela prefeitura. “Tudo é questão de vontade política. Temos que buscar apoio do governo federal, do governo estadual, buscar recursos em Brasília. Bater de porta em porta, conversar com deputados, com senadores, com o Ministro da Saúde, criar recursos para que esse hospital municipal seja implantado o mais rápido possível. Não é cabível uma cidade como Teresópolis, uma das maiores da Região Serrana, não ter um hospital público. Cidades menores têm, por que aqui não tem? Nenhum gestor respondeu ou tomou atitude para que se direcione essa implantação”, pontuou Sampaio.
Além de defender a criação de tão sonhado empreendimento público, o vice de Pedro Gil defendeu maior investimento nas unidades de saúde já em funcionamento no município, como UPA, postos de saúde, CRAS, entre outros. “O fato de se criar um hospital não se quer dizer que esses outros tipos de atendimento serão abandonados, esquecidos. Costumo dizer que o poder público tem que ir onde o povo está. No interior, a saúde é extremamente precária e no governo Pedro Gil com certeza vamos melhorar toda essa estrutura”. 
 
Saneamento
Sobre o tema saneamento básico, Sérgio Sampaio falou principalmente sobre a necessidade de mudar totalmente a maneira que vem sendo praticadas as questões do fornecimento de água e tratamento de esgoto em Teresópolis, o primeiro não passando além do básico e o segundo totalmente inexistente. Isso pelo fato de a Cedae, quando contratada pelo município, décadas atrás, não ter assinado contrato que previa o tratamento dos efluentes oriundos das residências, estabelecimentos comerciais e indústrias – apesar de indicar isso em seu nome. Não bastasse tal situação, o contrato da companhia com o município findou há cerca de duas décadas. Sobre o lixão do Fischer, que há bastante tempo não pode mais ser chamado de aterro, o Defensor Público chamou atenção para o cumprimento do que prevê o marco regulatório do saneamento básico, aprovado em julho passado, e a possibilidade de atender a população com o investimento em biodigestão e coleta seletiva. “Temos que transforma-lo em aterro de verdade, em uma usina de biodigestão, transformar o gás em energia e atender a população de baixa renda, produzir fertilizantes que possam ser destinados aos agricultores familiares…”, pontuou. A entrevista, na íntegra, pode ser vista na programação da Diário TV, no canal 4 do sistema RCA News, ou em nosso canal no You Tube.
 
As entrevistas
As sete candidaturas foram convocadas e receberam as instruções sobre a série de entrevistas em que devem utilizar o espaço cedido pela Diário TV para expor suas proposições para a cidade. As entrevistas serão realizadas na sede do Diário na Rua Carmela Dutra, 765, Agriões. Os candidatos a prefeito participarão de conversa de 45 minutos (três blocos de 15 minutos) e os candidatos a vice-prefeito 30 minutos (dois blocos de 15 minutos). Quanto aos assuntos que podem ser abordados, é dada liberdade aos entrevistados para que decorram sobre uma lista de temas previamente estipulados, obedecendo ao limite de três escolhas para os candidatos a prefeito e dois assuntos para os candidatos a vice-prefeito, uma para cada bloco. Ao final os candidatos terão três minutos para explanações de livre escolha. Todos os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube da Diário TV em até 24h após a participação.
 
DATAS ENTREVISTAS – CANDIDATOS A VICE
26/10 – Adriana Paganote (vice do candidato Rodrigo Koblitz) 
27/10 – Ari Boulanger Scussel Junior (vice do candidato do Vinícius Claussen)
28/10 – Gilberto Prado * (vice do candidato Geraldo Menezes)
29/10 – José Mário (vice do candidato Alex Castellar)
30/10 – Leide Aparecida Gomes (vice do candidato Luiz Ribeiro)
02/11 – Norma Lima (vice do candidato Leandro Neves)
03/11 – Sergio Luis Monteiro Sampaio (vice do candidato Pedro Gil)
 
* Substituído do pelo candidato Valdecir do Nascimento após a definição da ordem das entrevistas
 
 
DATAS ENTREVISTAS – CANDIDATOS A PREFEITO
04/11 – Rodrigo Koblitz PSOL
05/11 – Vinícius Claussen PSC
06/11 – Geraldo Menezes PDT
09/10 – Alex Castellar DEM
10/11 – Luiz Ribeiro PSDB
11/11 – Leandro Neves AVANTE
12/11 – Pedro Gil PATRIOTA
 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE