Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“A presidência da Câmara é um cargo meramente administrativo. Todos os vereadores são iguais”

Leonardo Vasconcellos destaca que nova composição da Câmara com 19 parlamentares será muito positiva para o município

Marcus Wagner

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Teresópolis é um dos quatro atuais parlamentares que conquistaram a reeleição para exercer um novo mandato a partir de 2021. Nesta segunda-feira, Leonardo Vasconcellos concedeu entrevista ao Jornal O Diário, fazendo uma avaliação de como foi o caminho para alcançar a expressiva votação que lhe assegurou mais um mandato e também para falar sobre as prioridades que terá para os próximos quatro anos para poder atender os anseios da população. 

Reeleição de quatro parlamentares
Questionado sobre o fato de apenas quatro dos 10 vereadores que tentaram a reeleição terem obtido sucesso, Leonardo assegurou que vê com naturalidade esta situação, pois é algo que ele verificou que vem se repetindo no mesmo patamar nas últimas eleições municipais e acredita que a renovação na casa legislativa tem aspectos muito positivos.
“Eu gostaria de lembrar que, historicamente, as últimas três ou quatro Câmaras reelegeram 3 ou 4 vereadores. É algo que se repete e isso é muito importante porque o processo democrático precisa ser renovado, precisa ser oxigenado. Eu tive a graça de Deus e aceitação do povo de poder estar entre esses quatro vereadores pela demonstração do meu trabalho, pela minha posição muito firme em favor de quem precisa, pela minha defesa em favor da Educação, em votar a favor da comunidade. São correntes que eu me filio há muito tempo e o povo identificou isso e me deu a condição de estar reeleito entre os mais votados da cidade, respeitando a minha posição de sempre defender Teresópolis”.

Trabalho como presidente da Câmara 
Leonardo Vasconcellos enumerou as conquistas e realizações de seu mandato como presidente da Câmara, destacando mudanças importantes voltadas para o funcionamento mais ágil e transparente do poder Legislativo em Teresópolis, além de preparar a estrutura para receber um número maior de parlamentares (19), a partir de 2021.
“Na presidência da Casa, tivemos muitas realizações, como retomar as sessões para o período da noite porque o povo não participava das sessões, então abrimos as portas para poder receber a sociedade no seu horário após o trabalho, a Câmara implantou uma ouvidoria junto ao governo federal para ter o recebimento de reclamações, implantamos um portal de transparência muito forte e também foi feita a readequação para passar a receber 19 vereadores, com novos gabinetes. Criamos um auditório e demos condições de acessibilidade para que o vereador tenha o mínimo conforto para receber a sociedade que vai vir a representar”.

Prioridades para os próximos 4 anos 
Diante de um município que precisa atender grandes demandas urgentes da população, o vereador destacou quais serão suas prioridades no trabalho de apresentação de propostas e do exercício de seu mandato. 
“As correntes são as mesmas, defender Teresópolis, defender quem mais precisa, lutar pela bandeira da Educação e sempre votar aquilo que seja em consonância com o que é realmente latente para o povo. A função do vereador é essa: fiscalizar e também estar dentro das comunidades para ouvir o que o povo quer, para ver se está bem representado dentro dos projetos que estão sendo apresentados”.

Agradecimento
Após ter atingido uma expressiva votação, Leonardo fez questão de enviar uma mensagem aos seus eleitores e para a população em geral de agradecimento e prometendo ainda mais empenho para honrar a confiança e a responsabilidade.
“Gostaria de agradecer da confiança de votar novamente em mim e podem ter certeza que estarei no novo mandato defendendo Teresópolis, a Educação e lutando por políticas de assistência para quem precisa. O município não foi feito para dar lucro, foi feito para gastar consigo mesmo e ajudar aqueles que precisam de equidade para que a cidade tenha a força para se ganhar maior importância entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro”.

Expectativa para a nova Câmara
Neste mandato atual, Leonardo exerceu a presidência da Câmara com grande aceitação e harmonia entre seus pares, porém agora serão 15 novos colegas para conviver em plenário. O vereador acredita que essa ampliação será muito positiva e produtiva para o município.
“Essas nossas particularidades tem que ser bem costuradas para que a gente consiga traduzir a força da vontade popular. O poder Legislativo é a tradução de cada segmento social. E a Câmara maior, mais representativa é a  chance de vários nichos da sociedade se virem ali representados”

Nova presidência da Câmara
Sobre a possibilidade de preitear novamente a presidência da Câmara, Leonardo Vasconcellos assegurou que não é uma obsessão, pois considera a função de caráter estritamente administrativo.
“Eu sou presidente da Câmara até o dia 31 (de dezembro). No dia 1º (de janeiro) é a nossa nova posse e entendo que presidência da Câmara é uma função é meramente administrativa porque todos os vereadores são iguais. O mais importante é que não existe diferença entre vereadores e presidente, que é apenas uma figura administrativa para dar funcionamento  ao poder Legislativo, nada além disso”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriadão: Teresópolis registrou 75,30% de ocupação na rede hoteleira

Massa de ar quente e seco atinge parte do Brasil até sábado

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

Teresópolis era um dos destinos de drogas apreendidas no Galeão

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE