ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

A histórica Padaria Império, patrimônio cultural de Teresópolis

Data: 23/01/2021

Café Roma na década de 30. Hoje Padaria Império.

Nina Benedito

A famosa e tradicional Padaria Império faz parte da história de Teresópolis. Ela funciona em prédio construído no ano de 1928, pelo comerciante e político José Francisco Lippi, e começou como bar e café no início da década de 30. Em 08 de dezembro de 1959, diante de muita polêmica com a mudança, tornou-se padaria. O então proprietário do estabelecimento adoeceu e precisou se afastar do negócio, passando-o para as mãos da família do empresário Pedro Alves, que no ano de 1991 assumiu a direção da Império, que sempre foi referência na cidade e na vida de muita gente. Personalidades, entre elas políticos, grandes empresários e historiadores, desde a década de 30 fazem dela um lugar de encontros e de grandes tomadas de decisões que marcaram, e ainda marcam, a história municipal.

Frequentada por várias gerações ao longo dos anos, a padaria construiu a sua própria história, tornando-se símbolo da memória da sociedade teresopolitana. Com o passar dos anos e a modernização de vários estabelecimentos comerciais, cresceu a necessidade de atualização das instalações, mas o processo de mudança era motivo de preocupação da atual administração, que pretendia manter a essência e não perder a identidade histórica da casa. Aos poucos e de maneira suave as mudanças foram acontecendo, o estabelecimento passou pela etapa de transformação e continuou sendo a extensão da casa das pessoas e dos frequentadores assíduos do local.
De uma pequena padaria na esquina mais movimentada de Teresópolis, onde havia apenas uma simples lanchonete, quase como um balcão de rua onde eram servidos centenas de cafezinhos por dia, hoje ela possui três ambientes. Um balcão de atendimento rápido foi mantido bem próximo da esquina mais agitada da cidade, com capacidade aproximada para 28 clientes, que podem desfrutar do famoso e tradicional cafezinho com pão na chapa. Os tijolos maciços originais foram deixados à mostra, combinando com os ornamentos de ferro que também remontam à época da construção do edifício. Um segundo ambiente é a tradicional padaria, em um balcão localizado mais ao fundo da loja, com uma variada linha de produtos de panificação e confeitaria doce e salgada, incluindo uma linha de pães especiais, de fermentação natural, como as baguetes francesas e italianas. Próximo ao balcão da padaria fica a ilha de frios, muito procurada pelos clientes por seus produtos sempre frescos e fatiados na hora. Também nesse local ficam as gôndolas de produtos de mercearia e conveniência, tais como biscoitos, laticínios, sorvetes e bebidas. O terceiro ambiente é o mais novo, situado onde ficava o antigo Cine Império, uma área de mesas com capacidade para 32 lugares, nas quais os clientes podem sentar-se e desfrutar de um momento especial com amigos e família, apreciando assim, a qualidade da padaria que mora no coração da cidade.Entre as mudanças anunciadas, em breve será implantado o atendimento às mesas através de comanda, o que trará ainda mais conforto para os clientes.

Pão quentinho a toda hora
O tradicional pão francês da Padaria Império é a figura central do caso de amor entre o estabelecimento e seus clientes, que formam filas durante todo o dia para levar pra casa o pão quentinho que sai das fornalhas a toda hora. O processo de produção é artesanal, seguindo a receita da década de 50, com farinha pura, sem aditivos químicos, fermentação natural, garantindo a maior qualidade do produto; pode-se dizer que trata-se do "pão à moda antiga".
Na lanchonete, o cafezinho e o pão na chapa são os principais produtos. Na padaria, as baguetes fazem muito sucesso. Na confeitaria, as bombinhas de chocolate que são recheadas com brigadeiro. As rabanadas merecem um destaque especial. Elas eram produzidas apenas no final do ano para as festas natalinas, mas com a grande procura passaram a ser produzidas uma vez por mês, depois toda semana, e hoje em dia elas são produzidas diariamente devido a grande procura. Feitas com pão especial e leite condensado para o deleite dos clientes assíduos, entre eles, turistas que levam para casa a maravilhosa iguaria.

Modernização e história
Os processos são modernizados ano após ano, mas com a preocupação de não perder a essência da padaria antiga. A equipe é bem distribuída, em cada setor da produção existem profissionais treinados para produzirem os produtos de acordo com os padrões pré-definidos pela empresa e pela exigência da clientela. Dentro do processo de mudança, o comprometimento da equipe faz toda a diferença, uma vez que, a Padaria Império faz parte da vida cotidiana do teresopolitano. Segundo Pedro Alves, a equipe precisa estar envolvida em cada etapa, e para isso, melhorar a capacitação dos colaboradores é importante não só para gerar qualidade de vida para o cliente, mas para a equipe também, melhorar o ambiente de trabalho, aumentando a motivação de todos trazendo o resultado de uma forma integrada.

Point da Calçada da Fama
Durante a semana a padaria é o centro nervoso da cidade, com paradas para o cafezinho e o bate papo rápidos. Já nos finais de semana, com o fortalecimento do turismo, a Império é frequentada por muitos visitantes que fazem da padaria um verdadeiro passeio. No amplo espaço podem escolher seus produtos com mais calma, sentar para saborear os doces da confeitaria sem muita pressa e desfrutar de momentos com a família e amigos.
Encontros de negócios fazem parte do cotidiano da padaria, assim como a política e as eleições sempre fizeram parte da história da Império. Muitas decisões importantes para a cidade foram tomadas na famosa esquina. Podemos dizer que, assim como a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, é patrimônio de todos os cariocas, a Padaria Império é patrimônio do teresopolitano, de uma maneira mais simples, mais despojada, com sua história própria.

Cuidados
Nesse momento de pandemia, o estabelecimento vem seguindo todas as orientações e protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de saúde. A Padaria Império fica localizada na Avenida Delfim Moreira, 501, na Várzea, esquina com a Calçada da Fama com funcionamento diário das 06h30 às 21h. O telefone principal é o (21) 2642-1625. Para delivery, que funciona das 8h às 20h30, ligue (21) 2742-0876. No Instagram, o endereço é o @padimpe

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mães também precisam cuidar da saúde mental

Neymar renova contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

Serra Azul inaugura loja e já pensa em abrir mais duas em Teresópolis

Dicas para decoração em ambientes pequenos

Teresópolis vai ganhar unidade da "Casa do Trabalhador"

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy