Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

41 anos do Corpo de Bombeiros em Teresópolis

16.o Grupamento de Teresópolis também atende Bonsucesso e Carmo

Wanderley Peres

O Corpo de Bombeiros comemora 41 anos em Teresópolis neste domingo, 8 de setembro. A corporação começou como subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, depois 16.o Grupamento, hoje comandado pelo Tenente Coronel Fábio Gonçalves, que atende ainda dois postos avançados, os destacamentos de Carmo e Bonsucesso.

No início dos Bombeiros em Teresópolis, quatro décadas atrás, a sede da GBM era uma edificação modesta, cedida pela prefeitura, espaço que a corporação foi ampliando até chegar ao atual espaço e estrutura, com ambulâncias, carros de salvamento, carros de água, escada mecânica e uma estrutura que comporta mais de 100 bombeiros, viabilizando a prestação de um serviço de qualidade para a população e com todos os serviços de salvamento e incêndio.

Outro grande diferencial e conquista relativamente recente diante de toda a história da corporação no município é a torre de treinamento do 16º GBM, estrutura que permite que os militares exercitem diversas práticas necessárias para a função dentro do próprio quartel. Antes, os bombeiros locais frequentavam unidades no Rio de Janeiro para realizar os treinamentos de resgate em altura, ou os prédios em construção na cidade. A torre tornou o quartel de Teresópolis polo de instrução para outros quartéis, dando maior agilidade e frequência no treinamento, oferecendo ainda um centro de treinamento para incêndio e uma casa de fumaça, além de auditório e academia.

BONSUCESSO
Desde 2014, o atendimento do Corpo de Bombeiros ficou muito mais rápido nas localidades do Terceiro Distrito de Teresópolis, desde que foi inaugurado um Destacamento do 16º no quilômetro 28 da Teresópolis-Friburgo, em Bonsucesso. Até então, um caminhão tanque poderia levar até uma hora para chegar nessa região, vizinha à Vieira, além de ficar mais comprometido o socorro às vítimas de acidentes de trânsito na RJ-130.

legendão (para carro e sede)

No Verão, as enchentes e deslizamentos de terra são rotina. No período de seca, muitas saídas para combater fogo em vegetação, na maioria das vezes em locais de difícil acesso. E, conciliando com os combates específicos de cada época do ano, muitos atendimentos em acidentes de trânsito e domésticos – sem contar que se um gatinho ficar preso em uma árvore eles também serão chamados. Esses são os Bombeiros, que de “Heróis do Fogo” passaram a ser vistos como referência para resgate em várias situações.

legenda menor

A sede primitiva do 16.o Grupamento do Corpo de Bombeiros de Teresópolis, quando era subgrupamento do GBM de Nova Friburgo.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE