Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

30º BPM é destaque no combate à violência contra a mulher

Patrulha Maria da Penha age em mais dois casos para garantir a segurança das vítimas

A Patrulha Maria da Penha do 30º Batalhão de Polícia Militar obteve êxito em coibir mais dois casos de violência contra a mulher em Teresópolis.  Em um dos casos, a mulher estava sendo agredida pelo companheiro que foi preso em flagrante e na segunda ocorrência, foi averiguado o descumprimento de medida protetiva. As duas ações ocorreram com 30 minutos de diferença e são exemplos de que as mulheres podem contar com o apoio destes agentes que estão preparados e qualificados para promover um atendimento eficiente que está entre os que possuem melhores resultados no estado do Rio de Janeiro.

No último sábado, dia 13, as guarnições foram adicionadas pela sala de operações e pelo funcional da Patrulha Maria da Penha pela vítima que relatou o descumprimento de medida protetiva. Quando os agentes chegaram ao local, a mulher mostrou o braço roxo que seria resultado da agressão e por conta disso, os policiais foram atrás do agressor e o levaram para a  110ª DP onde ficou preso por descumprir a medida protetiva.
Enquanto estavam ainda dando andamento à prisão do agressor, os agentes da PM foram novamente acionadas após receberem denúncia de que uma mulher estava sendo espancada. As guarnições deixaram um agente apresentando a ocorrência na 110ª DP e procederam ao local onde encontraram o autor totalmente alterado que ainda, de acordo com o que foi relatado, desacatou os policiais e reagiu a prisão. 
No local, a vitima estava ensanguentada e foram encontradas duas facas sujas de sangue e um vidro quebrado.  O autor foi algemado e encaminhado para 110 ° DP onde ficou preso. As guarnições deram apoio à vítima, conduzindo-a para a UPA.
O 30ºBPM (Teresópolis) vem se destacando no estado com o número de prisões de acusados de violência doméstica e já ficou em 1º lugar nessa lista, em agosto de 2020, à frente até mesmo da capital, seguido por Nova Friburgo. A maior parte dessas prisões acontece por descumprimento de medidas protetivas determinadas pela Justiça, como distanciamento obrigatório das vítimas.
Inspirado em experiências pontuais em cidades do estado do Rio de Janeiro e em outros municípios do país, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro concebeu o programa para prestar um atendimento estruturado e especializado aos casos de violência doméstica em todo o território fluminense. 
Trata-se de um programa de segurança pública estratégico, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e outras instituições públicas e da sociedade civil. As denúncias de violência doméstica (na maioria dos casos contra mulher) lideram com larga margem o ranking dos acionamentos ao Serviço 190, na Região Metropolitana, e às salas de operações dos batalhões do interior.
Na medida em que o Patrulha Maria da Penha for ganhando visibilidade e conquistando ainda mais a confiança das mulheres (muitas delas sofrem violência caladas por constrangimento), os resultados do programa serão ainda mais expressivos. 

Referência no município
Em Teresópolis, o esquema de patrulhamento engloba o Guardiões da Vida, que já vinha acontecendo no 30º BPM, um dos poucos quartéis que já tinha esse projeto, um dos pioneiros, inclusive com uma viatura atendendo a zona urbana e outra o interior e os outros municípios da área de sua responsabilidade. 
O  Guardiões da Vida trabalha para reduzir o número de casos, contando com sua equipe capacitada. Existe ainda uma  atenção especial com as crianças através do Proerd, que fazem comunicações de violência doméstica também ao Guardiões promovendo uma rede de segurança.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

A festa pelo livro de Edinar Corradini

“PREFEITO, CADÊ O DINHEIRO DA CAUSA ANIMAL?” Protetoras visitam canil e denunciam insalubridade

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE