Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

16º GBM forma mais duas turmas de Bombeiros Mirins

Alunos de escolas municipais aprendem sobre primeiros socorros, cuidados no lar, disciplina e ordem unida

Marcello Medeiros

A tarde do último sábado foi de festa no quartel do 16º Grupamento de Bombeiros Militares, no bairro de Pimenteiras. Na ocasião, alunos das escolas municipais Belkis Frony Morgado, em São Pedro, e Sylvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani, receberam os diplomas do curso de Bombeiro Mirim da instituição. Durante a formação os alunos de turmas de quarto ano receberam instruções sobre cuidados no lar, noções de combate a incêndios e salvamentos, primeiro socorros, disciplina, educação moral e cívica e ordem unida. “Hoje foi um dia de grande celebração e alegria para nossa escola! A criança desenvolve a percepção de riscos e agrega valores de cultura preventiva, proporcionando mudanças compor comportamentais que podem ser multiplicadas em suas famílias e comunidade! Parabéns ao Corpo de Bombeiros de Teresópolis por retornar com esse projeto em nossa cidade que tanto agrega e contribui na formação de nossas crianças. Que ele continue e gere muitos frutos”, publicou a E.M. Sylvio Amaral em sua página na rede social Facebook.
O curso, que já atendeu diversas outras instituições de ensino do município, nas zonas urbana e rural, foi dirigido pelo Tenente Coronel Fabio Gonçalves, Comandante do 16° GBM, e coordenado pelo Capitão Fábio Pimentel. Cerca de 90 crianças foram contempladas nessa etapa do projeto. Devido ao excelente resultado da parceria entre o quartel local e a secretária municipal de Educação, a previsão é que mais escolas sejam atendidas – já havendo a análise de mais duas durmas no segundo semestre. 

O Corpo de Bombeiros
No Verão, as enchentes e deslizamentos de terra são rotina. No período de seca, muitas saídas para combater fogo em vegetação, na maioria das vezes em locais de difícil acesso. E, conciliando com os combates específicos de cada época do ano, muitos atendimentos em acidentes de trânsito e domésticos – isso sem contar que se um gatinho ficar preso em uma árvore eles também serão chamados. Esses são os Bombeiros, que de “Heróis do Fogo” passaram a ser vistos como referência para resgate em várias situações. Em Teresópolis, essa corporação tem 41 anos de história no quartel localizado no final da Rua Guandu, em Pimenteiras. A unidade local teve início como subgrupamento de Nova Friburgo, funcionando em uma edificação pequena cedida pela prefeitura de Teresópolis. Hoje há uma grande estrutura física que comporta mais de 100 bombeiros, e ainda duas ambulâncias, carro de salvamento, carro de água, escada mecânica, entre outros.
Outro grande diferencial e conquista relativamente recente diante de toda a história da corporação no município é a torre de treinamento do 16º GBM, estrutura que permite que os militares exercitem diversas práticas necessárias para a função dentro do próprio quartel. Antes era necessário buscar unidades no Rio de Janeiro e realizar os treinamentos para resgate em altura em prédios como o Edifício Garagem, por exemplo. Agora, o sentido é inverso: A unidade do bairro de Pimenteiras é referência para outras da instituição.


Jovens alunos de duas escolas municipais aprenderam e se também divertiram utilizando as fardas militares

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE