Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Zelador é autuado pelo exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis

CRECI alerta que venda de imóveis só direto com o proprietário ou através de um corretor

Luiz Bandeira

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) autuou o zelador de um prédio pelo exercício ilegal da profissão na Várzea, na última quinta-feira, 22. A operação foi uma parceria do Conselho com o 30º Batalhão da Polícia Militar. O funcionário foi encaminhado para a 110ª Delegacia de Teresópolis, onde foi feito o Registro de Ocorrência.
De acordo com o fiscal Ivan Rodrigues, a ação flagrou o zelador do condomínio negociando a venda do imóvel de um dos moradores. “Como ele não possuía registro no Creci-RJ, responderá pelo exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, nos termos do art. 47 da Lei 3.688/41 e do art. 3º da Lei 6.530/78”.
A operação teve início com uma denúncia feita através do WhatsApp da Fiscalização, conforme explica o delegado regional do CRECI-RJ em Teresópolis, Luiz Issa Hiar. “Nós tivemos a denúncia, que veio de forma anônima, nós comunicamos ao departamento de fiscais do Rio de Janeiro e eles prontamente vieram à Teresópolis ontem (quinta-feira, 22). Nós tivemos também o apoio do 30º Batalhão de Polícia Militar e uma viatura acompanhou todo o desenrolar da apuração dos fatos, os fatos foram apurados, foi comprovado devidamente que a pessoa, que é zelador do prédio, estava fazendo o exercício ilegal da profissão. Então foi feito o alto de comunicação e foram encaminhados todos esses elementos à 110ª Delegacia de Polícia, para que o delegado apurasse através de um inquérito que será instaurado, para que esse tipo de atitude não aconteça mais”, detalhou.

“Os fatos foram apurados, foi comprovado devidamente que a pessoa, que é zelador do prédio estava fazendo o exercício ilegal da profissão”, Delegado Regional CRECI-RJ


O presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, alerta a sociedade sobre a necessidade de realizar negócios imobiliários apenas com corretores devidamente legalizados. “O corretor de imóveis é o único profissional habilitado para transmitir segurança para a sociedade nas negociações imobiliárias. Efetuar transações imobiliárias com porteiros ou zeladores é se expor ao risco de se cair em um golpe com perdas monetárias e danos expressivos, muitas vezes irreversíveis”, ressalta. Quem desconfiar da realização de negociação de imóveis sem um profissional habilitado pelo CRECI pode denunciar através do WhatsApp da Fiscalização: (21) 99800-4882.

Fiscalização atuante
Na semana passada, a fiscalização esteve nas cidades de Vassouras, Paracambi, Barra do Piraí, Volta Redonda, Resende e Araruama para verificar denúncias de ilegalidade na profissão de corretor de imóveis. Na ocasião, 80 contraventores foram autuados. Algumas das ações se desenvolveram ainda em locais públicos, de ampla circulação, onde os ilegais atuavam livremente e foram identificados de forma flagrante em praças e calçadas.

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Escolas da rede municipal vão receber cineclube itinerante

Conheça as maravilhas da Serra Verde Imperial

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

Automóvel utilizando motor roubado é apreendido em Teresópolis

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE