Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Voluntários reformam pórtico do Soberbo

Serviço, que deveria estar sendo feito pela prefeitura, era aguardado há anos

Marcello Medeiros

“Inaugurado em 1991 e batizado como Portal do Centenário, em homenagem aos 100 anos da emancipação político administrativa de Teresópolis, o pórtico instalado na Avenida Rotariana, no Soberbo, hoje lembra muito pouco da vistosa obra inaugurada com pompa 26 anos atrás. E, no sentido totalmente contrário, está perto de precisar ser reconstruído. Abandonado pela atual gestão, a mesma que o inaugurou, e pelas anteriores mais recentes, a estrutura está comprometida em vários pontos”. A informação foi publicada pelo jornal O DIÁRIO na edição do dia 08 de novembro passado, quando reportagem atentou ainda para a situação do telhado, literalmente caindo aos pedaços. Na ocasião, o governo Mário Tricano informou, através da Assessoria de Comunicação, que realizaria um serviço emergencial no local. Porém, como é de praxe, a obra ficou na promessa. Por isso, na quarta-feira um grupo de voluntários resolveu parar de esperar alguma atitude da administração municipal e começou a fazer sua parte para que os turistas tenham motivo para voltar a Teresópolis quando passarem pela Rotariana. Membros da igreja Lagoinha se uniram para dar uma cara nova ao espaço público, que até então mais parecia o “cartão de visitas de uma cidade fantasma”.

“Todos que estão trabalhando aqui são voluntários da igreja, da nossa Lagoinha, pessoas que moram em Teresópolis e amam essa cidade. Estamos há tempos vendo que o pórtico estava bem feio, sujo, escuro, caindo aos pedaços, e decidimos fazer o que a gente podia fazer. Existe um lema na igreja é ‘seu eu posso fazer, eu devo fazer’. Existem muitas coisas que não podemos fazer, uma pessoa sozinha não pode salvar o mundo, mas muitas coisas a gente pode fazer. Então, o que a gente pode a gente deve fazer. Tivemos autorização da prefeitura para agir e ajuda de empresários  para comprar iluminação, tinta, reformar o letreiro, além de recursos da própria igreja. Estamos pintando, consertando, ou seja, servindo para que as pessoas tenham o prazer de chegar aqui e ver a entrada da cidade”, relata o Pastor Alexandre Mineiro, responsável pela congregação no município.

Como mostrou O DIÁRIO em novembro passado, a cara do pórtico era de total abandono, de um município que parecia não ter nenhum tipo de gestão ou preocupação em receber bem aqueles que podem deixar grandes valores em dinheiro em pousadas, hotéis e outros estabelecimentos comerciais, pessoas que se recebidas carinhosa e adequadamente farão propaganda gratuita de Teresópolis. Essas mesmas pessoas podem ainda se interessar em adquirir uma casa de veraneio ou mudar de vez para cá.

Mas, se depender dos voluntários da Lagoinha e de como deve ficar o pórtico quando a reforma for concluída, o turismo e empreendimentos imobiliários do município vão ganhar muito daqui em diante. Além dos reparos em curso, recentemente outros membros da igreja realizaram o plantio de diversas mudas de hortênsia nas proximidades do portal. 
“A gente está com esse propósito há um tempo. Recentemente também recuperamos o ponto de ônibus próximo a nossa igreja, onde muita gente ficava no escuro, em um lugar sujo, sem sequer banco para sentar. Pintamos, colocamos iluminação, demos uma melhorada. E desde então estávamos com ideia de atuar aqui. Então um empresário da cidade, que é membro da igreja, começou plantando as hortênsias, já deixando o entorno mais bonito. Moro em Teresópolis há um ano, desde que vim cuidar da igreja, mas me sinto tão teresopolitano quanto quem nasce aqui. Moro aqui, tenho endereço aqui, meus filhos estudam aqui, amo essa cidade e quero vê-la bonita novamente. Lembro da infância, quando vinha com meus pais, e Teresópolis era muito mais bonita do que hoje”, atenta Mineiro.

Um dos serviços realizados no local foi a pintura das colunas, que têm acabamento em pedras. Tal medida foi questionada por algumas pessoas, levando-se em conta que deveria ser feita a limpeza com um lava-jato, por exemplo, preservando tal característica da arquitetura. Porém, segundo o Pastor, a grande quantidade de pichações, reflexo de anos de ataques dos vândalos e abandono de administrações municipais, impedia a remoção por completo e recuperação total do ambiente. Outro ponto a ser observado, segundo os próprios voluntários, é a dificuldade de utilização de tal equipamento pelo próprio município, para manutenções posteriores, e a facilidade de manter a parede de forma uniforme em caso de novo ataque de pichadores.

Alexandre Mineiro fez um pedido aos jovens que costumam deixar as criminosas marcas nas paredes do pórtico. “Eu já fui líder de jovens na igreja, trabalhei com muitos e sei que às vezes eles não conseguem perceber o que estão fazendo de errado. Somente no futuro, mais velhos, enxergam as burradas que fizeram. Mas peço que não façam isso, que deixem bonito como está. Muita gente deixou seu trabalho, seu lar, para vir aqui servir a cidade, o cidadão de Teresópolis. Mas se picharem a gente vai voltar e pintar de novo”, enfatiza.

Promessa Tricanista

Em novembro passado, através da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura informou o seguinte: “Existe projeto, envolvendo os governos federal e estadual, para reforma do Pórtico e do Centro de Informações Turísticas do Soberbo. O referido projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e a Prefeitura aguarda uma posição sobre a previsão do início das obras”. Ainda segundo o documento, “nos próximos dias, as secretarias de Turismo e de Obras vão buscar alternativa, através de parceria com o setor privado, para a realização de reparo emergencial no pórtico”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE