Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Varredura em presídio do Rio contou com quase 400 agentes e militares

A operação integrada de varredura deflagrada nesta quarta-feira (21) na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na baixada fluminense, contou com militares do Exército e agentes Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).

A operação integrada de varredura deflagrada nesta quarta-feira (21) na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na baixada fluminense, contou com militares do Exército e agentes Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).

A secretaria divulgou o detalhamento das equipes envolvidas. Participaram 100 inspetores de segurança e administração penitenciária, 30 integrantes do Grupamento de Intervenção Tática da Seap e cerca de 250 militares do Exército.

O trabalho de busca em cada parte do presídio começou pela retirada dos presos de um pavilhão ou ala, para que os militares utilizem detectores de metal e cães farejadores para encontrar armas, objetos e fragmentos metálicos em geral, componentes de munição e drogas. Em seguida, agentes penitenciários realizaram a varredura tátil, que é a busca por objetos não autorizados que não sejam metálicos e não tenham atraído a atenção dos cães.

Enquanto a busca é realizada, o perímetro do presídio é protegido por agentes da própria Secretaria de Administração Penitenciária.

Segundo o secretário de administração penitenciária, David Anthony Gonçalves, o planejamento para a ação começou na segunda-feira (21), depois que foi controlada uma rebelião no presídio. Os detentos estavam armados e chegaram a fazer 18 reféns.

"Inicialmente, precisávamos ver as condições de segurança da unidade e estávamos recebendo informações do nosso Sistema de Inteligência, que precisavam ser analisadas e processadas quanto aos indícios de existência de outros materiais, que estariam escondidos em locais de difícil acesso às buscas. Por conta disso, decidimos contar com o apoio técnico e equipamento especializado do Exército, que prontamente nos atendeu", disse o secretário, em nota.

A ação integrada tem como base o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), assinado pelo presidente Michel Temer em julho de 2017. Desde então, ações conjuntas com as forças estaduais e federais vem sendo realizadas nas estradas e em favelas do estado do Rio.

Término da varredura

A varredura será concluída ainda hoje, disse o chefe da Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML), coronel Carlos Cinelli. O contingente de 250 militares foi necessário para otimizar a varredura, segundo Cinelli. A maior parte desse número pertence à área de engenharia do Exército e está de fato dedicada à busca por materiais ilícitos ou não autorizados.

"A operação precisa acabar hoje. À medida que os pavilhões são inspecionados, os presos vão sendo deslocados de uma ala para outra, mas, ao fim do dia, é necessário que eles retornem para que possa haver o pernoite e a reclusão novamente aos seus locais de origem", disse o coronel. Um balanço do que foi encontrado deve ser divulgado ainda nesta quarta-feira.

Papel dos militares

Segundo o coronel e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, o trabalho ocorre de modo que os militares não tenham contato com os detentos. Cinelli destaca que cada órgão tem uma atribuição legal e um treinamento específico e esse contato causaria um conflito de competência.

"Nossos militares estão envolvidos apenas no apoio logístico e não têm essa atribuição. Estaríamos com um conflito de competência e uma destinação que não é a original [se houvesse contato], e por isso evitamos", disse o chefe da Seção de Comunicação Social do CML.

Primeira operação no sistema penitenciário do Rio

A operação de hoje foi a primeira no estado do Rio em que a GLO foi usada para uma ação no sistema carcerário, mas já ocorreu atuação semelhante recentemente em outros estados, no contexto da crise nos presídios do Amazonas, Maranhão e Rio Grande do Norte. Em todos esses casos, o procedimento de separar os presos dos militares foi adotado."Não é necessário que nós nos envolvamos nesse tipo de tarefa. Isso protege nossa tropa e protege a sistemática que está sendo utilizada", disse Cinelli.

"No Rio de Janeiro, é a primeira vez. Poderá haver outras no contexto do processo de intervenção que está se iniciando, mas sempre mediante uma análise criteriosa, principalmente por parte da Secretaria de Administração Penitenciária", completou o coronel, que afirmou que o assunto está na pauta de discussões do general Walter Braga Netto, nomeado interventor federal na segurança do Rio de Janeiro na última sexta-feira (16).

O general tem participado de reuniões com autoridades fluminenses e outras personalidades ligadas à segurança pública e deve anunciar sua equipe de trabalho nos próximos dias.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE