Visite nossas redes sociais:

edição digital

leia

Universidades expandem atuação em Teresópolis

Data: 18/08/2017

Anderson Duarte

Uma cidade que possui muitas instituições de ensino superior, incluindo faculdades de ensino a distância, tem mesmo muito o quê comemorar, afinal, além dos benefícios educacionais, essas unidades também são grandes empregadoras e fomentam a chamada Indústria Limpa, algo que Teresópolis vislumbra como potencial futuro. Não é de hoje que se fala em nosso município como polo de formação superior, mas o investimento das próprias instituições, mesmo sem nenhuma política pública neste sentido, renovam as esperanças desta realidade. As expansões da UNOPAR e do UNIFESO, e a chegada da UCP são alguns dos exemplos desta retomada de uma vocação natural. E o ensino a distancia tem sido o modelo escolhido pelas principais faculdades para iniciar essa expansão por terras teresopolitanas.
Estima-se que a modalidade EAD, praticamente modificou toda a forma de se conquistar uma graduação em nosso país e essa ampliação do acesso também se reflete na qualidade dos serviços prestados nas regiões que experimentam tal ampliação. A inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho, transformando a realidade local, a partir do contexto produtivo também tem sido vivenciada em Teresópolis. Como mostramos recentemente, um prédio inteiro dedicado a maior instituição de EAD do país, a UNOPAR; a chegada de uma das mais conceituadas instituições de nossa região ao município, a UCP e também a estreia do UNIFESO ao ambiente virtual de aprendizagem, elevam a cidade ao patamar de polo de formação e pode fomentar ainda mais a exploração dos mercados que a seguem.
Uma cidade que se coloca como polo universitário tem maior geração de conhecimento e empregabilidade, tanto para o próprio município, quanto para as cidades vizinhas e um dos fatores que contribuem para que esses empreendimentos escolham Teresópolis é a segurança que a cidade oferece. Teresópolis hoje conta com universidades públicas e faculdades particulares, cursos de pós-graduação, além de diversas opções também na semipresencial ou a distância. E as opções tendem a crescer para o futuro próximo, muito por conta das nossas vantagens em relação a municípios vizinhos e a expansão de instituições nacionais.
A caçula de Teresópolis é a UCP, que no novo espaço ofertado pelo Centro Pastoral Santo Antonio, no bairro do Alto, vai desenvolver inicialmente as graduações em Pedagogia, História, Administração e Marketing em solo teresopolitano. A universidade que tem sede no município vizinho de Petrópolis é uma das mais requisitadas da região em cursos como Direito e Educação Física e promete inovar e ampliar atuação em nossa cidade. Também sintonizado com os desafios deste século, o UNIFESO lançou novos cursos de Pós-Graduação e de Extensão na modalidade a distância onde existe a possibilidade de acesso ao conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar, atendendo a uma demanda cada dia maior de flexibilidade, conveniência e qualidade de ensino com vistas ao reposicionamento no mercado profissional. Já a UNOPAR é a mais experiente na modalidade e engloba o maior público e a maior oferta de cursos atualmente. São mensalidades com preço reduzido e que possibilitaram ao longo dos últimos anos uma verdadeira mudança no mercado de trabalho da cidade. 
O contexto de ampliação do EAD vem de encontro a uma tendência internacional, onde o mercado de trabalho e produtivo precisa de inovações concretas, espera encontrar profissionais totalmente integrados à contemporaneidade e às possibilidades que ela anuncia para todas as áreas, inclusive nas novas tecnologias e que seja acessível. Aliás, palavra essa que praticamente define a modalidade, que precisa ser consumível, com possibilidade de custos menores, enfim, acessível em todos os aspectos, ou seja, as instituições quebram antigos preconceitos e buscam novos formatos. E isso está muito claro com o fato de, por exemplo, um professor, na sala de aula, poder ser acessado em meros segundos por uma pessoa em outro ponto do planeta, bastando para isso que um de seus alunos faça um post em seu Facebook, é o discurso que vai além da sala de aula.

 

FOTO: Além dos cursos presenciais, o tradicional Centro Universitário Serra dos Órgãos anunciou recentemente investimento no mercado do EaD

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IBGE diz que População brasileira é formada basicamente de pardos e brancos

Aposentados e pensionistas começam a receber segunda parcela do 13º salário

Inflação pelo IPC-S avança em quatro das sete capitais pesquisadas pela FGV

Garotinho diz ter sido vítima de agressão em cadeia no Rio

Brasil registra queda de quase 1,14 milhão de linhas fixas de telefone

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ