Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unifeso realiza ação de saúde na Fazenda Ermitage

Moradores atendidos por estudantes de sete cursos da instituição

O Projeto Social de Saúde Fazenda Ermitage do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi colocado em prática com os moradores, que contaram com ações gratuitas de promoção e proteção à saúde, fundamentais na melhoria da qualidade de vida e na redução dos riscos. As atividades foram desenvolvidas pelos estudantes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Farmácia –, devidamente acompanhados por professores. 

“Trouxemos o microscópio e as larvas do mosquito da Dengue para conscientizar as pessoas e também a nossa caixa de insetos para mostrar a diversidade de espécies da região. Isso chamou muito a atenção, principalmente das crianças, que nos encheram de perguntas”, contou a estudante Ana Caroline, de Ciências Biológicas.

“Essas ações têm o intuito de levantar o perfil epidemiológico da comunidade em questão, além de atuar na lógica da Educação em Saúde, bem como a aplicação desses estudos no controle e prevenção de agravos à saúde. Diante dessa análise, será possível realizar estratégias de acompanhamentos para organização de fluxo de trabalho contínuo e acompanhamento das referidas condições”, contou a professora Renata Mendes, supervisora das atividades.

Andriele Monteiro levou a filha para tomar a vacina contra HPV. “É uma iniciativa muito importante por facilitar o acesso das pessoas aos cuidados com a saúde”, avaliou. “Para os moradores é muito importante esta iniciativa porque a oferta de serviços de saúde na cidade é muito escassa, principalmente na área odontológica. Achei que foi muito proveitosa esta ação”, disse Luciana Ramos, síndica do condomínio.

A ação disponibilizou vacinação, verificação de pressão arterial e de glicemia capilar, acuidade visual, avaliação de IMC (índice de massa corporal), orientação farmacêutica (uso de medicamentos/ interação medicamentosa/horta medicinal), grupos de hipertensão e diabetes (falando sobre a doença/ prevenção e cuidados), grupos de crianças e adolescentes (falando sobre o cuidado nos ciclos de vida das crianças e adolescentes/ atualização de cartão de vacina),  orientação sobre DST/Aids, orientações sobre câncer de colo de útero, mamas e próstata,  avaliação odontológica, orientações com a fisioterapia (avaliação postural, capacidade respiratória), orientações com o curso de Ciências Biológicas sobre doenças (falando sobre Dengue, Zica, Chikungunya, Febre Amarela), avaliação de animais e vacinação contra raiva, encaminhamentos, elaboração de linhas de cuidado usuário e família, entre outras.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE