Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Um canteiro central ainda mais bonito e florido

Secretaria de Serviços Públicos planta trinta mudas de ipê amarelo ao longo da Reta

Marcello Medeiros

Se na história recente do município um prefeito anunciou a possibilidade de retirar todas as árvores do canteiro central da Reta, com o objetivo de “modernizar o município”, esta semana a equipe do interino Pedro Gil deu exemplo diferente e mostrou que a preocupação com as nossas futuras gerações vai além de uma suposta modernidade. Nesta terça-feira, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi divulgada uma excelente notícia para aqueles que trabalham por um mundo diferente e para que Teresópolis não perca sua característica: Trinta mudas de ipê amarelo estão sendo plantadas no trecho da Avenida Lúcio Meira entre a antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima e o supermercado Regina, na Várzea. A ação é resultado de doação feita por empresário da cidade e vai contribuir com fauna, flora e logicamente embelezamento da região central do município.
“Essa iniciativa contribui para padronizar o jardim do canteiro central. A expectativa é que, na época da floração, a avenida ficará muito bonita. Nosso agradecimento ao empresário João Marcos Carreiro, que está colaborando com o embelezamento da cidade”, destacou Beto Rosa, secretário municipal de Serviços Públicos. Na semana passada, o mesmo empresário doou material, que foi entregue à Prefeitura pelo seu gerente, Demétrius Brisson, para auxiliar na varrição do centro da cidade.
Encontrado em quase todas as regiões do Brasil, o ipê-amarelo (Handroanthus albus) se destaca bastante quando floresce. Em 2016, O DIÁRIO registrou a floração de alguns exemplares plantados na própria Lúcio Meira, entre Calçada da Fama e Duque de Caxias, e as fotografias reproduzidas em nossa página na rede social Facebook tiveram milhares de compartilhamentos e bateram as 100 mil visualizações rapidamente.
A beleza dessa espécie sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Tanto que, em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo como a “Flor Nacional”, virando árvore símbolo do nosso país. Outros nomes populares para árvore são aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-o uro, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipê-da-serra, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca ou apenas ipê.
Ela pode atingir 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro, e é caducifólia, ou seja, perde todas suas folhas. Essa fase geralmente acontece próximo da floração, no final do inverno. A frutificação ocorre entre setembro e fevereiro, dependendo da região, e as árvores cultivadas começam a se reproduzir com três anos. Ou seja, a expectativa é que a partir de 2021 nossa região central passe a ficar ainda mais bonita no mês de agosto.

 

A origem do nome
Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d’arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha); no Pantanal, como peúva (do tupi, árvore da casca); e, em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). Na Argentina e Paraguai ele é conhecido como lapacho. Além da beleza, eles também são conhecidos pela resistência e durabilidade de sua madeira. Dessa forma, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. 

Limpeza das estradas rurais
A Secretaria de Agricultura iniciou a semana dando continuidade aos trabalhos de manutenção das estradas rurais. Roçada e capina das margens das vias são realizadas para melhorar a visibilidade dos motoristas e a passagem dos pedestres.  “Atendemos as comunidades de Baú, em Santa Rosa, e Morro do Tatu, em Andradas – no sentido de Santa Rita. Sebastiana também recebeu nossas turmas de manutenção. Procuramos levar os serviços da Prefeitura ao maior número possível de localidades, de acordo com a programação diária e o número de funcionários que temos”, destaca Zezinho Ferreira, secretário de Agricultura. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE