Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Turismo: Teresópolis é incluída em lista internacional de viagem

Cercada de belezas naturais, boa parte protegida por três unidades de conservação ambiental, e com um clima de serra que atrai gente de todo o país, Teresópolis acaba de ganhar mais um ?título? para se orgulhar: O município foi incluído na lista dos 23 destinos mais bonitos para se viajar pelos estados do Brasil. A pesquisa foi elaborada pela empresa americana Expedia Brasil, uma das maiores agências de viagens online do mundo. O secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, comemorou a entrada de Teresópolis na relação e ressaltou que, mais uma vez, um destino fluminense é premiado. - Sabemos do potencial turístico dos destinos de nosso estado. O objetivo da pesquisa foi apresentar roteiros que não costumam fazer parte das viagens tradicionais. No estado do Rio, Teresópolis já é um dos carros-chefes em número de visitantes. A premiação será fundamental para que o município se fortaleça nacional e internacionalmente ? destaca o secretário.

Cercada de belezas naturais, boa parte protegida por três unidades de conservação ambiental, e com um clima de serra que atrai gente de todo o país, Teresópolis acaba de ganhar mais um “título” para se orgulhar: O município foi incluído na lista dos 23 destinos mais bonitos para se viajar pelos estados do Brasil. A pesquisa foi elaborada pela empresa americana Expedia Brasil, uma das maiores agências de viagens online do mundo. O secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, comemorou a entrada de Teresópolis na relação e ressaltou que, mais uma vez, um destino fluminense é premiado. – Sabemos do potencial turístico dos destinos de nosso estado. O objetivo da pesquisa foi apresentar roteiros que não costumam fazer parte das viagens tradicionais. No estado do Rio, Teresópolis já é um dos carros-chefes em número de visitantes. A premiação será fundamental para que o município se fortaleça nacional e internacionalmente – destaca o secretário.
A cidade faz parte do guia Rio+3, material promocional distribuído pela Secretaria de Turismo/TurisRio, que apresenta aos turistas destinos localizados a até três horas de distância do Rio de Janeiro. Capital Nacional do Montanhismo, o município também foi eleito recentemente como um dos melhores roteiros românticos do país e na lista dos dez melhores locais para se visitar na estação mais fria do ano, ficando na mesma relação das badaladas Gramado e Campos do Jordão.
Além do clima característico dos municípios com mais altitude em relação ao nível do mar, Teresópolis tem muitos atrativos para oferecer aos interessados em descansar o corpo, a mente e os olhos em cenários completamente diferentes do cinza das grandes cidades. Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis protegem belezas cênicas e riquezas ecológicas e oferecem opções de lazer para público de todas as idades – e também em todas as estações do ano.

Nossos parques
Poucos municípios têm o privilégio de estarem cercados por três unidades de conservação ambiental. A mais antiga e conhecida é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que protege maravilhas como o Dedo de Deus, Verruga do Frade, Agulha do Diabo, Pedra do Sino, entre outras. A sede principal do PARNASO, criado em 30 de novembro de 1939, fica aqui. Além disso, apesar de algumas montanhas não estarem geograficamente localizadas em Teresópolis, seus principais acessos e referências históricas estão ligadas ao nosso município.
Em 08 de abril de 1912, por exemplo, um grupo de moradores locais mostrou para o Brasil que “era possível escalar” e chegou ao cume do Dedo de Deus, feito que, apesar de não ser o mais antigo na história desse esporte no país, é considerado o marco do montanhismo brasileiro. Além das muitas opções de trilhas de montanha ou vias de escalada, a sede Teresópolis do Parque Nacional tem opções de lazer para todos os públicos, até aqueles com necessidades especiais de locomoção, com a trilha suspensa. Piscina, cachoeiras e bosques são muito procurados no verão.
Criado em 2002, o Parque Estadual dos Três Picos é o maior sob administração do governo do estado. Por aqui, só para se ter uma ideia, vai das proximidades do mirante do Soberbo até o Terceiro Distrito, na divisa com Nova Friburgo. Um dos locais mais bonitos e de melhor acesso do PETP é o Vale dos Frades, que, de tão encantador, frequentemente é utilizado em produções de televisão e cinema.
Com oito anos recém-completados, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem como símbolo e principal atrativo a Pedra da Tartaruga. A formação rochosa que lembra bastante um quelônio tem opções de caminhada, escalada, rapel e camping. Além dela, o PNMMT está investindo em atrativos na sede da unidade, em Santa Rita, Segundo Distrito. Além dos parques, compõem esse cenário de beleza que fizeram o município ganhar mais projeção internacional e que são muito procuradas por turistas obras feitas pela mão do homem, como a CBF e o Lago do Comary, sem esquecer da Feirinha do Alto, Orquidário Aranda e os diversos bons restaurantes locais.

Um município pacífico
Divulgado no início de junho, o Atlas da Violência 2017, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, colocou Teresópolis na décima colocação entre os locais mais tranquilos para se viver quando se fala no número de assassinatos comparado à quantidade de habitantes, encabeçando a lista quando se fala em estado do Rio. O estudo analisa números e taxas de homicídios no país entre 2005 e 2015 e detalha os dados por regiões, Unidades da Federação e municípios com mais de 100 mil habitantes. O Sudeste lidera a lista dos municípios menos violentos, com 24 entre os 30 relacionados. Teresópolis está em 10º lugar, ficando atrás de Conselheiro Lafaiete (MG), Jundiaí (SP), Bragança Paulista (SP), Botucatu (SP), Araxá (MG), Jaú (SP), Americana (SP), Brusque (SC) e Jaguará do Sul (SC), considerada a cidade mais pacífica do país. Altamira, no Pará, lidera a lista dos municípios mais violentos, seguido por Lauro de Freitas (Bahia) e Nossa Senhora do Socorro (Sergipe).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE