Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresopolitanos auxiliam municípios atingidos pelas chuvas

Padrão Águias presta auxílio à Defesa Civil nos municípios de Santa Cruz do Escalvado e Rio Casca

A Organização dos Águias escreveu mais um importante capítulo da sua história cumprindo a sua finalidade em estar presente e atuante na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida. Envolvidos na missão de prestar auxílio e orientação técnica nos municípios atingidos pela catástrofe natural ocorrida no dia 4 de dezembro em regiões da zona da mata mineira, principalmente nos municípios de Santa Cruz do Escalvado e Rio Casca, as equipes do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos percorreram mais de 400km de distância para levar solidariedade humana e amor ao próximo.
No período de 8 a 10 de dezembro, Expedicionistas e Apoiadores integrantes da 1ª e 2ª Brigada Verde do Padrão Águias em missão de ajuda humanitária e resposta ao desastre prestou importante auxílio no município de Rio Casca no Estado de Minas Gerais, realizando o controle de ordem, orientação de procedimentos estruturais, controle e logística na central de armazenagem de alimentos e materiais, controle e orientação de pessoal voluntário, vigilância de estrutura pública, controle e balizamentos de estradas e entradas, limpeza estrutural, ação de limpeza de área contaminada, desobstrução de áreas vulneráveis e ainda realizou a distribuição de material impresso com orientação pós catástrofe.

Em campo
Designado como porta-voz institucional, o Expedicionista Márcio Raphael, Comandante da 2ª Brigada Verde (filial do Padrão Águias em Nova Friburgo) chegou na cidade de Rio Casca na manhã de 07 de dezembro/2017 para tomar conhecimento in loco do ocorrido, se reportando ao gabinete de crise e informando ao Comando Geral do Padrão Águias a situação percebida e a necessidade da aplicação da força de proteção. Sabedores da capacidade operacional e da experiência de atuação em situações adversas, imediatamente a equipe da Defesa Civil local solicitou a intervenção do Padrão Águias para auxiliar na organização e no controle de ordem para o restabelecimento da normalidade.
Os Águias sob o comando do Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel percorreram importantes pontos da cidade para avaliarem a situação e constataram a dura realidade de uma catástrofe natural que destruiu casas, arrancou estruturas, desalojou pessoas e mexeu com a vida da aprazível cidade mineira. Por todos os lados um olhar desolador, um mar de lama, um cenário de guerra da resposta da natureza. Ruas mais próximas ao principal rio da cidade atingiram mais de 10 metros de altura de enchente e numa velocidade absurda arrastou tudo que encontrou pela frente. Após 5 dias da cabeça d´água o centro urbano, áreas periféricas e zona rural ainda estavam contabilizando o prejuízo avassalador e causando completo descontrole emocional, físico e social. Os cidadãos rio-casquenses estão todos empenhados na luta pela recuperação e revitalização da cidade. 

Mobilização
Muitos voluntários e colaboradores de todos os lugares estão se mobilizando para fazerem doações de roupas, alimentos, materiais de limpeza e água potável.
A missão especial nº 883 de prestação de auxílio ao município mineiro de Rio Casca faz parte das estratégias da Operação Verão, instituído pelos Águias para prestar auxílio às Forças Públicas nas situações de calamidades e emergências ambientais.
Durante o reconhecimento da calamidade, percorrendo as áreas centrais atingidas pela enchente, a equipe dos Águias acompanhada por um grupo de voluntários locais distribuiu material de orientação pós-catástrofe e conversou com a população sobre a necessidade de se precaver de potenciais doenças causadas pelo contato com a água e lama de enchentes.

Gratidão
O Coordenador de Defesa Civil, Amon Gurgel agradeceu ao Padrão Águias pelo trabalho concentrado de apoio, organização, orientação e ressaltou o empenho da equipe para a manutenção da ordem social e controle organizacional.
O Expedicionista Márcio Raphael, Comandante da 2ª Brigada Verde, Porta-Voz designado e chefe de controle falou da sua satisfação em poder compartilhar amor a quem necessita. Márcio, que esteve em atuação no município de Santa Cruz do Escalvado no período de 05 a 07 dezembro/2017, adotando procedimentos institucionais e operacionais se emociona em falar do momento que vivenciou e da experiência como profissional Expedicionista, cuja missão é a defesa do meio ambiente e a preservação da Integridade da vida. Márcio ressaltou a incrível missão de estar muito longe de casa e poder comandar pessoas e construir amigos.

Cenário de Guerra 
A Secretária de Assistência Social, Assistente Social de Rio Casca, Josiane Avelar enalteceu o trabalho do Padrão Águias e ressaltou a importância do empenho de todos para a reconstrução do município que passa por um momento muito difícil. Josiane vem trabalhando intensamente junto à equipe do Governo Municipal para dar proteção à população atingida e adotando medidas importantes para o enfrentamento da crise pós catástrofe.
O Mestre dos Águias destacou o empenho que sua instituição vem abraçando ao longo de 32 anos de existência e pontuou a importância da preparação de equipes especializadas para prestar auxílio à humanidade. Cleiton enfatizou o árduo trabalho realizado no controle de ordem e nas orientações à população atingida e aos órgãos públicos, ressaltando a capacidade técnica e operacional de sua equipe. O Mestre falou da generosidade do povo mineiro pela acolhida, pela união para ajudar ao próximo e, principalmente do coração doador.
Durante a permanência no Município de Rio Casca os Águias travaram intenso trabalho auxiliando na organização e operacionalidade do centro de gerenciamento de crise, além de segurança do local. Todas as ações dos Águias foram elogiadas pela equipe de Governo, Voluntários e colaboradores.


Equipe empenhada na limpeza para ameniza os problemas provocados pela cabeça d’água em Minas Gerais

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE