Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis vai receber quase duas toneladas de pescado

Material apreendido em operação do Ibama será doado para cinco instituições no município

Marcello Medeiros

Iniciativa do Sesc para receber doações de produtos alimentícios e repassá-los a instituições assistenciais, o programa Mesa Brasil recebeu do Ibama esta semana 17 toneladas de pescado. O produto é fruto de uma apreensão feita na madrugada de quarta-feira em um cais na Ilha da Conceição, Niterói, em uma operação que flagrou três embarcações em prática de pesca ilegal. As doações serão destinadas a entidades assistências atendidas pelo programa Mesa Brasil em Teresópolis, Rio de Janeiro, Três Rios, Petrópolis e Nova Friburgo. Para o município serão quase duas toneladas de doações, distribuídas entre cinco instituições: Centro de Integração Comunitária da Coréia, Asilo São Vicente de Paulo, Associação Nova Vida, Associação Beneficente Sopão, Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis (CAPETE).  
Em uma das embarcações havia polvo, e os condutores não tinham a autorização para capturar a espécie. Nas outras duas, havia corvina, cuja pesca de cerco é proibida, além de bagre e bicuda. As espécies integram a fauna acompanhante da sardinha, cuja pesca é permitida em pequena quantidade em relação ao principal. As embarcações portavam exclusivamente as espécies da fauna acompanhante – e não sardinha.
O trabalho do Mesa Brasil consiste em recolher doações de produtos alimentícios em condições de consumo (mas às vezes com baixo valor comercial) e distribuí-los às instituições de assistência social previamente cadastradas. Além do alimento, essas entidades recebem mensalmente ações educativas com o objetivo de ensinar, prioritariamente, o aproveitamento integral de alimentos e a elaboração de receitas nutritivas e saborosas. No Rio de Janeiro, esses alimentos complementam a refeição de cerca de 50 mil pessoas por mês em 33 municípios do estado.  
 
Mesa Brasil RJ em números
– 50 mil pessoas beneficiadas por mês
– 305 instituições atendidas
– Atende em 33 municípios do RJ
– Empresas doadoras em 2017: 75 
– 265 parceiros cadastrados no programa
– 70 voluntários 
– Toneladas distribuídas desde dezembro de 2000: 19 mil
– Toneladas distribuídas em 2017: 998
 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE