Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis também é referência em antigomobilismo

Teresópolis tem um enorme potencial turístico e, a cada dia, mesmo sem o necessário investimento do poder público, tem aberto naturalmente novas opções para receber visitantes de várias partes do país e do exterior. Uma delas é a cultura do antigomobilismo, que tem se ficado cada vez mais forte e se tornado um bom caminho para o crescimento do setor. Um grande exemplo disso são os eventos realizados pelo Clube Amigos do Antigo de Teresópolis, grupo local de aficionados pelos automóveis de outras épocas e que este ano deu início ao projeto dos encontros mensais, realizados no terceiro domingo de cada mês com o objetivo de difundir essa paixão e contribuir com o turismo.

Marcello Medeiros

Teresópolis tem um enorme potencial turístico e, a cada dia, mesmo sem o necessário investimento do poder público, tem aberto naturalmente novas opções para receber visitantes de várias partes do país e do exterior. Uma delas é a cultura do antigomobilismo, que tem se ficado cada vez mais forte e se tornado um bom caminho para o crescimento do setor. Um grande exemplo disso são os eventos realizados pelo Clube Amigos do Antigo de Teresópolis, grupo local de aficionados pelos automóveis de outras épocas e que este ano deu início ao projeto dos encontros mensais, realizados no terceiro domingo de cada mês com o objetivo de difundir essa paixão e contribuir com o turismo.

Apesar de pensados inicialmente para reunir os teresopolitanos que possuem carros, motos e caminhões antigos, os eventos realizados em meados de janeiro e no último domingo receberam grande número de participantes de outros municípios. “Quando se fala em Teresópolis, o pessoal já gosta naturalmente. É uma cidade bonita, com um clima legal, segura, e para onde o pessoal gosta de passear. Só o nome da nossa cidade já é um grande cartão de apresentação para esse tipo de evento”, destaca o Presidente do CAAT, Leonardo Campos Filho. “Esse nosso encontro mensal é um presente para a cidade de Teresópolis, que sempre recebeu tão bem o público de fora, e agora a gente quer prestigiar o público daqui. Quem tem um carro antigo e quer dar volta fim de semana, quer botar carro rodar e conversar com outros apaixonados, aqui é o lugar. É um público familiar em um local onde prezamos pela segurança e um evento confortável. Faz tempo que buscávamos realizar esse plano e agora até com apoio da PMT conseguimos realizar”, completa o vice-presidente José Guilherme Guedes.

O local escolhido para os encontros mensais foi a Avenida J. J. de Araújo Regadas, na Várzea, que por vários anos recebeu grandes e bonitos eventos relacionados a esse tipo de cultura, sendo os primeiros e mais tradicionais os que tinham como responsável o Teresópolis Clube de Automóveis Antigos, que tinha à frente o antigomobilista Robison Ferreira. Com o fim do TCAA, o Amigos do Antigo, criado em 2009, assumiu a grande responsabilidade de continuar trabalhando essa paixão no município e não deixou a peteca cair. Pelo contrário, nos últimos anos os todos os eventos tiveram grande número de participantes, em uma crescente a cada exposição realizada, e mais recentemente inclusive foi oficializada a junção com o Teresópolis Volks Club.

Nos dois primeiros encontros mensais puderam ser admirados de perto veículos de várias épocas, desde os “comuns” e apaixonantes Fuscas a caminhonetes raras e potentes carros de diferentes épocas, como um Mustang 2010 e um Maverick dos anos 70 que nada deixa a dever ao mais moderno esportivo da Ford. Mesmo considerados menores e sem a necessidade de inscrição ou exigências em relação a conservação e originalidade, os dois primeiros eventos receberam aproximadamente 200 veículos cada um, sendo a grande parte raridades que não são vistas frequentemente nas ruas.

“Evento de luxo”

Muitos dos carros e motocicletas que foram vistos ou ainda serão expostos no Parque Regadas até o mês de junho poderão ser admirados novamente nos dias 07 e 08 de julho, quando os gramados do Golf Clube receberão a 35ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis. Além de dois dias e presença de veículos com poucos exemplares no país, a nova fase do evento, que busca inspiração em grandes encontros do tipo, como o de Águas de Lindóia, em São Paulo, haverá o sorteio de um clássico produzido em terras brasileiras. “Vamos sortear um carro 100% nacional, um Gurgel BR-800, ano 1991, muito famoso na época. Esse foi modificado por nossa equipe e conta com um motor especial, de moto, que o deixou fantástico de andar. É um carrinho divertido, bom de andar, e com certeza todo fã dos antigos gostaria de ter um no seu acervo. As pessoas que quiserem participar podem entrar em nosso site e comprar uma rifa ou comprar diretamente com nossa equipe no dia”, explica José Guilherme. Mais informações sobre o sorteio no site amigosdoantigo.com.br

Volks e Amigos juntos

Importante destacar também que no dia 30 de janeiro passado foi oficializada a junção do Amigos do Antigo com o Volks Clube de Teresópolis, que por quase 20 anos promoveu a cultura antigomobilista no município. “O Sr. Joel Seixas, presidente do Volks Clube também foi responsável por conferir a muitos veículos o importante Certificado de Originalidade. Sua atuação na Federação Brasileira de Veículos Antigos como Diretor Regional da Região Serrana do Rio de Janeiro o tornou referência na emissão de placas pretas no interior do estado e na importância desta atividade. Já o Amigos do Antigo é responsável por dar sequência a mais de 35 anos de realização da Exposição de Antigos de Teresópolis e o tem feito desde 2009. Reunidos em Assembleia Geral Ordinária realizamos a eleição de nova diretoria, alteramos a nomenclatura para Amigos do Antigo de Teresópolis e atualizamos o estatuto. Começamos assim, um novo capítulo na história dos dois clubes. A trajetória a partir de agora é traçada pelas mãos de duas diferentes gerações, mas que unidas formam um time exemplar no legado do antigomobilismo e nas boas práticas na certificação de originalidade, meta principal para os próximos anos”, destaca Leonardo Campos Filho.

 Carro 100% nacional, um Gurgel BR-800, ano 1991, equipado com motor de moto, será sorteado no evento do mês de julho

 

 

 

 

 

 

 O local escolhido para os encontros mensais foi a Avenida J. J. de Araújo Regadas, na Várzea, que por vários anos recebeu grandes e bonitos eventos relacionados a esse tipo de cultura

 

 

 

 

 

 

 "Esse nosso encontro mensal é um presente para a cidade de Teresópolis, que sempre recebeu tão bem o público de fora, e agora a gente quer prestigiar o público daqui”, relata José Guilherme Guedes

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE