Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe mais 10 mil doses para vacinar população

Morador de Água Quente é a segunda vítima fatal da doença no município

André Oliveira

Boletim liberado no final da tarde desta segunda-feira, 22, informa que não houve alteração no número de casos de febre amarela registrados em Teresópolis. Quatro pacientes contraíram a doença, sendo que dois morreram em consequência do problema. Há ainda uma quinta paciente, moradora da Tijuca, cujo diagnóstico ainda não foi confirmado. Além da corrida aos postos de saúde para buscar a vacina, a população também procura as farmácia das cidade para se proteger com repentes. A procura é tanta que os estoques de algumas dessas drogarias esgotou.

A segunda vítima fatal da febre amarela em Teresópolis é Darci de Almeida Cruz, de 64 anos, resdidente no KM 40 da Rio Bahia, em Água Quente. Ele estava internado no hospital São Francisco, e não resistiu às complicações da doença que provocou hepatite fulminante e transplante hepático, morrendo às 22h15min desde domingo, 21, sendo sepultado na tarde desta segunda-feira, no cemitério de Serra do Capim. Produtor rural, deixa viúva Maria Helena, e os filhos Rodrigo, Elaine e Roberta, todos agricultores. Segundo familiares e amigos em seu velório, ocorrido na capela mortuária da igreja católica São José, Darci tentou se vacinar no ano passado, assim que começou a campanha de imunização contra a febre amarela em Teresópolis, mas sua idade obrigava a apresentação de um atestado médico, e não havia médico no posto de Saúde de Água Quente, situação que persiste até hoje, sendo negada a vacinação.

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Teresópolis informou que o município recebeu na segunda-feira, 22, mais 10 mil doses da vacina contra febre amarela. Enviado pela Secretaria de Estado de Saúde, o lote vai reabastecer os 16 postos da Estratégia de Saúde da Família e as cinco Unidades Básicas de Saúde, na cidade e no interior, que seguem atendendo a população até sexta-feira, dia 26, das 8h às 17h. Para o Dia D de mobilização contra a doença, marcado para sábado, dia 27, Teresópolis receberá nova remessa.
De acordo com balanço parcial, de abril de 2017 até 18 de janeiro de 2018, Teresópolis registra 160.100 pessoas imunizadas, sendo 144.090 na área urbana e 16.010 na zona rural. Este número corresponde a 91% do público-alvo, entre moradores da cidade e turistas. A meta é imunizar 100% de toda a população que não possua contraindicação para a vacina.
 
Casos

A Secretaria de Saúde informa que a Fiocruz confirmou o quarto caso da doença no município: o de um morador do bairro Fonte Santa, que segue internado em quadro estável na enfermaria do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz.
Com isso, Teresópolis registra 4 casos de febre amarela: de um morador de Prata dos Aredes (48 anos) e que veio a óbito; de um morador de Água Quente (64 anos), que veio a óbito neste domingo, dia 21/01; de um morador da Fazenda Ermitage (54 anos) e de um morador do bairro Fonte Santa (18 anos).
Quanto aos casos suspeitos, existe um sob investigação pela Fiocruz: o de uma moradora do bairro Tijuca (63 anos).

Procura por repelentes

Amedrontada pela ameaça de contrair febre amarela, além de buscar a vacina nos postos de saúde do município, a população sai em campo em busca de outras defesas contra o mosquito, como a aplicação de repelentes. O fenômeno provocou um verdadeiro êxodo às farmácias e drogaria da cidade. Algumas unidades ouvidas pela reportagem confirmam o crescimento desproporcional da procura e também o esgotamento de estoques. “A procura cresceu muito mesmo. As pessoas estão tentando se proteger”, confirma Márcio Cesar (foto), gerente da Drogaria Original da Praça da Matriz de Santa Teresa. “Tem vendido bastante. No verão a gente já observa um crescimento na venda desse produto. Mas agora com a febre amarela aumentou muito mais. Quando mais casos são divulgados, maior é a procura. Estamos tendo bastante trabalho para repor o estoque”, afirma. 

 
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE