Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis ganha primeiro escritório compartilhado da região

Coworking é considerado o ambiente ideal para inovação, criatividade e troca de experiências

Anderson Duarte

O nome pode até parecer difícil, mas o princípio de um espaço de Coworking representa uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, assim, simples e descomplicado. A partir da ideia de compartilhamento global, e não apenas de um espaço físico, o Coworking encontrou nas tendências de atuação empresarial do freelancing, das startups, entre muitos outros modelos de negócios, o ambiente ideal de desenvolvimento. São milhares de pessoas que se reúnem diariamente em todo o mundo com o objetivo de compartilhar ideias, informações e experiências. O Jornal Diário na TV recebeu nesta quinta-feira, 25, o casal Jannaina Vaz Costa e Samuel Fonseca, que trouxeram para Teresópolis o primeiro Coworking da região e explicaram um pouco mais da novidade que pode ajudar ainda mais no desenvolvimento do empreendedorismo na cidade.
“Neste tipo de espaço, apesar de compartilhar o mesmo teto, é perfeitamente possível que cada uma das empresas residentes funcione independentes umas das outras. Isso é muito legal, mas acho que o segredo do sucesso dos Coworkings está na reunião de profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos. Mais do que simplesmente reduzir custos com o compartilhamento, o que também acontece, é possível encontrar um ambiente especialmente projetado para o trabalho autônomo com muito networking com pessoas de diversas áreas e toda a estrutura para receber seus clientes com um custo menor do que teria ao alugar uma sala comercial”, explica Janaina, que junto com Samuel, possui uma agencia de comunicação. 

A Terê Coworking possui ainda o diferencial de estar no coração do Centro da cidade, próxima a praticamente tudo. “Nosso trabalho inicial na Terê Coworking é juntamente o de divulgar o conceito pela cidade e região, o que ajuda também a profissionais conhecerem melhor as possibilidades ofertadas. Acho que um profissional que acredita que a inovação, a criatividade e a troca de experiências são fundamentais para o sucesso do seu negócio, deve conhecer o conceito. E dentro de uma proposta de Coworking, seu negocio pode aparecer através de diferentes inciativas, e o melhor com fins comerciais ou não”, enaltece Samuel. Quanto aos custos, como explicado pelo casal, eles são mesmo bem mais em conta de que empreendimentos tradicionais e geralmente podem ser contratados através de diversos planos, alguns baseados em horas de utilização ou mesmo em valores fixos mensais. A estrutura tradicional de um escritório, com uma boa localização, com capacidade de atendimento confortável para clientes, pacientes, ou amigos é presente, mas amplificada por uma grande rede de contatos gerados pela interação, sem contar que nem é preciso frequentar o espaço diariamente para fazer parte.
Peles redes sociais, um manifesto que tenta explicar um pouco do que representa o Coworking já faz sucesso tem um tempinho. O texto é leve e traz uma espécie de guia de conduta, assim como uma explicação mais direta do conceito. “O Coworking é um movimento que está redefinindo a forma como nós trabalhamos e vivemos. Inspirados pela cultura participativa do movimento open source e da natureza transformadora das áreas de tecnologia, nós estamos construindo um futuro mais sustentável através de um novo equilíbrio entre vida e trabalho. Visamos uma nova estrutura econômica composta por colaboração e comunidade, em contraste aos sigilos da economia dos séculos passados. A nós não interessa a competição, e sim a coopetição. O modelo é aberto, pronto para ser aplicado e replicado. Sim, é ousado. E já está acontecendo. Nós estamos remodelando a economia e a sociedade através de empreendedorismo social e novas ideias. Nossas comunidades estão se juntando para reconstruir uma economia mais humana, interligada e sustentável. Tudo em prol de um mundo melhor, das pessoas para as pessoas. Somos um grupo de indivíduos conectados, entusiastas e pequenos empreendedores criando uma economia de inovação e criatividade em nossas comunidades e ao redor do mundo. Não temos uma representação oficial. E sim representamos um movimento. Estamos em todos os cantos do Brasil, conectando pessoas e negócios através da prática de trabalhar junto. Tudo junto. Tamo junto!”, diz parte do manifesto, que ainda tem enumeradas algumas “Leis” do Coworking: “Colaboração acima da competição; coletivo acima da individualidade; participação acima da observação; “fazer” acima de “dizer”; camaradagem acima da indiferença; ousadia (e alegria) acima da garantia; aprendizagem acima da expertise; orgânico acima de mecânico; gentileza acima de desconfiança”.

A Terê Coworking possui ainda o diferencial de estar no coração do Centro da cidade, próxima a praticamente tudo, bancos, cartórios, escritórios, comércio, enfim, facilidades para quem quer rapidez

 

 

 

 

 

 

O nome pode até parecer difícil, mas o princípio de um espaço de Coworking representa uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, assim, simples e descomplicado

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE