Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis contratou mais do que demitiu no primeiro semestre

Três setores apresentaram crescimento e criaram mais vagas de carteira assinada no município

Marcello Medeiros

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no país, números trabalhados e divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram que o primeiro semestre foi positivo para Teresópolis. Entre janeiro e junho deste ano, o município mais contratou do que demitiu. Foram admitidas 6.085 pessoas e dispensadas 5.815, gerando um saldo de 270 vagas com carteira assinada em um universo de 6.830 estabelecimentos comerciais acompanhados pelo setor do governo federal. Três setores apresentaram crescimento e outros dois reduziram o número de oportunidades nos primeiros seis meses do ano.
De acordo com o Caged, a situação é preocupante na Indústria e Construção Civil. No primeiro, foram 445 admissões e 532 dispensas (menos 87 vagas). No segundo, menos 29 vagas (154 admissões contra 183 desligamentos). Os setores que têm registrado aumento no número de vagas formais são o Comércio, com saldo de 34 oportunidades (2.248 admissões e 2.214 desligamentos), Agropecuária (10 vagas a mais, 323 contratações e 313 demissões) e em disparada o de Serviços. Nesse caso, o primeiro semestre de 2018 terminou com saldo de 354 contratações com carteira assinada (2.195 admissões e 2.561 desligamentos). Conhecido também como setor terciário, ele engloba as atividades de serviços e comércio de produtos, como serviços bancários, turismo, restaurantes, hospitais, postos de gasolina, serviços de consultoria e corretagem de imóveis, entre outros.
Nos municípios vizinhos, os primeiros seis meses do ano também foram positivos em Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto. No primeiro, mais 562 vagas com carteira assinada (8.625 contratações x 8.063 demissões). No segundo, saldo de 154 (625 x 471). Já em Petrópolis, foram mais dispensas do que contratações entre os meses de janeiro e junho: 10.342 vagas criadas x 10.519 cortes, menos 177 ocorrências formais de emprego.

Casa do Trabalhador
Trazer mais qualificação para o trabalhador de Teresópolis, esse é objetivo da Casa do Trabalhador, que chega ao município por meio de uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado. A novidade é composta por uma equipe multidisciplinar e tem foco na capacitação das pessoas, para que consigam aproveitar melhor as oportunidades de emprego. A iniciativa foi anunciada em reunião com a presença do Prefeito Vinicius Claussen, do secretário estadual de Trabalho, Milton Rattes, e do secretário municipal de Trabalho, Marcos Jaron, na Prefeitura. A Casa do Trabalhador é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda – SETRAB, e em Teresópolis terá a parceria da gestão municipal e da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), vinculada ao estado.
Na ocasião, também foi anunciada a renovação do convênio para funcionamento do Sine (Sistema Nacional de Emprego) na cidade.O secretário municipal de Trabalho, Marcos Jaron, destacou que, dentro de 15 a 20 dias, o Sine Teresópolis deve iniciar o projeto “Sine Itinerante”. A ideia é levar o atendimento feito pelo programa para Segundo e Terceiro Distritos. Entre os serviços prestados pelo Sine estão captação de vagas e encaminhamento para entrevistas em empresas, emissão da Carteira de Trabalho e entrada no Seguro-Desemprego.

Carteiras de trabalho nos Correios
O Ministério do Trabalho e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vão firmar, nos próximos dias, acordo de cooperação técnica para emissão da carteira de trabalho e previdência social nas unidades da empresa. Pelo acordo, o projeto piloto será implantado nos próximos 30 dias no estado de São Paulo. Segundo o secretário executivo substituto do Ministério do Trabalho, Admilson Moreira, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar a emissão da carteira de trabalho manual e informatizada e de levar o serviço para mais perto da população. “O propósito da parceria é oferecer um serviço mais ágil e acessível ao trabalhador”, disse Moreira.  O serviço de emissão de carteiras está disponível nas unidades ligadas ao Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas espalhadas pelo país, por meio de parcerias com estados e municípios. A rede conta com cerca de 2,1 mil postos de atendimento.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE