Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Servidores municipais de Teresópolis iniciam greve geral nesta terça-feira

Com salários em atraso há um ano, categoria vai ficar de braços cruzados até receber seus direitos

Mais um triste capítulo da história dos servidores públicos municipais começa a ser contado a partir da próxima terça-feira. Tem início nesse dia, 10 de outubro, greve geral da categoria em protesto contra o desrespeito do governo Mário Tricano com a classe, que há um ano vive o drama dos salários em atraso. A última vez que eles viram seus vencimentos depositados em conta até o quinto dia útil do mês foi em outubro do ano passado, quando o atual gestor – mesmo que por força de liminar – estava em campanha eleitoral. Depois que conseguiu votos e decisão judicial temporária a seu favor, visto que não poderia sequer ter concorrido ao pleito, o empresário do ramo hoteleiro e imobiliário parou de se preocupar com os servidores e passou a utilizar os recursos do município para quitar preferencialmente seus comissionados e fornecedores.
A greve geral da categoria foi aprovada em assembleia realizada na última quinta-feira, após grande protesto que teve início na Praça Olímpica Luís de Camões e terminou em frente ao Palácio Teresa Cristina. Em comunicado oficial publicado na edição de ontem do jornal O DIÁRIO, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais informou o seguinte:
“Considerando que todos os servidores públicos municipais estão com sérias dificuldades financeiras por falta do pagamento de seus salários;  Considerando que os servidores públicos municipais de Teresópolis estão desde mês de outubro de 2016 recebendo seus salários com até dois meses de atraso e escalonado, e isso resultou na vida dos servidores um caos em suas finanças; Considerando que por causa da falta do pagamento dos seus vencimentos e vale transporte, referente aos meses de agosto e setembro de 2017, todos os Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis COMUNICA a toda população de Teresópolis que a partir do dia 10 de outubro do corrente estarão realizando a GREVE GERAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS, conforme deliberado e aprovado na assembleia supracitada, respeitando a lei quanto ao contingente mínimo de serviços prestados a população de Teresópolis até que todos os servidores ativos, inativos e pensionistas recebam os seus vencimentos integrais, referente aos meses de agosto e setembro de 2017”.
Outra informação importante a ser reforçada é que, se tratando de uma greve geral, atinge inclusive a educação. O motivo da adesão de tal setor é que agora nem a verba do FUNDEB tem sido suficiente para o cumprimento dos vencimentos de professores e pessoal de apoio, visto que o governo municipal adiantou as parcelas do recurso para 2017.

Prejuízo para todo o município
Na manifestação realizada na quinta-feira, a categoria se reuniu na Praça Olímpica Luís de Camões e saiu sentido Calçada da Fama. A ideia de passar pelo principal ponto de comércio do município foi mostrar aos empresários e comerciários – mais uma vez – que o desrespeito promovido pelo desgoverno atual não prejudica somente aqueles que trabalham nas diversas secretarias da Prefeitura. Sem salários e benefícios, os servidores não fazem compras nas lojas, não almoçam fora e deixam de utilizar diversos serviços. Ou seja, é simples entender que enquanto Tricano e seu secretariado continuarem dando preferência em pagar fornecedores de fora do município ou resolverem apenas seus interesses pessoais, toda Teresópolis estará sendo prejudicada.
A expectativa de melhor conversa com o prefeito interino, o Vice Sandro Dias, caiu por terra poucos dias após ele “assumir” – visto que mesmo pedindo afastamento Tricano é visto com frequência no Palácio Teresa Cristina. “A gente sabe que ele está indo no gabinete, mandando e desmandando, e o Sandro Dias só assina os papéis, isso mesmo na Secretaria de Planejamento. Está lá só recebendo seus salários, porque mandar, assumir e honrar as calças que veste, isso ele não faz”, pontuou a Presidente do SindPMT. 
Ainda na manifestação de quinta-feira, a Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, o Tereprev, destacou que o que vem acontecendo no município é um desrespeito ao Estatuto do Idoso. “Para os aposentados, a maioria pessoas idosas, está sendo complicadíssimo. Eles estão sem dinheiro para comprar remédio e passando necessidade. Muitos deles são o arrimo da família, apesar da idade utilizam seus próprios salários para sustenta-la. É uma desumanidade o que esse prefeito está fazendo com os idosos, inclusive está descumprindo  uma lei federal que é o Estatuto do Idoso. Ele não tem sensibilidade, é completamente insensível”, enfatizou Suely.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE