ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Saúde alerta para os sintomas da bronquiolite viral

Data: 16/05/2018

A condição da doença não costuma ser grave, mas existem casos que exigem hospitalização, especialmente no primeiro semestre de vida - Imprensa/RJ

A bronquiolite viral, que ocorre com frequência entre o outono e o inverno, atinge, principalmente, bebês de até dois anos de idade. A doença é disseminada em ambientes fechados e de muita aglomeração.  - São nos primeiros anos de vida, quando o sistema imunológico ainda não está 100% maduro, que pode surgir a bronquiolite. Ela é decorrente da inflamação da parte final dos brônquios, os chamados bronquíolos, e os sintomas iniciais são bem parecidos com os de um resfriado - destaca o secretário estadual de Saúde, Sérgio Gama, que também é pediatra.
Segundo o secretário, as formas de contaminação são semelhantes às de contágio de outras doenças de inverno, como a gripe e o resfriado. - Ambientes fechados são locais perfeitos para a proliferação do vírus, que acontece por meio de secreções respiratórias e por contato. Ou seja, crianças que convivem em ambientes com grande aglomeração de pessoas, compartilham brinquedos com outras crianças, entre outras formas de contato, estão suscetíveis à doença – explicou o secretário.
A condição da doença não costuma ser grave, mas existem casos que exigem hospitalização, especialmente no primeiro semestre de vida. A falta de ar e os ruídos provocados por problemas respiratórios são sinais frequentes de maior gravidade. A qualquer sintoma, o responsável deve procurar o serviço médico. 
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o principal causador da doença, que geralmente ocorre de forma branda e gera tosse, coriza, chiado no peito ou mesmo falta de ar em casos mais graves. - Esses sintomas podem ser confundidos com uma crise de asma. Somente o médico poderá identificar corretamente um caso de bronquiolite e o seu conjunto de sintomas - disse Gama.

 

 

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso com 160 quilos de cocaína na região serrana

Prefeitura vai licitar transporte público, água e esgoto

Deputados proíbem venda da Cedae

Educação investe na formação continuada de seus profissionais

Ex-prefeitos deixaram PMT sem dinheiro e devendo muito

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ