Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Revitalização faz Rua Monte Líbano se tornar atração turística

Quem passa pela Rua Monte Líbano, que liga a Avenida Delfim Moreira com a Praça Olímpica, no centro da cidade, se depara com belas novidades nas calçadas que estão dando ao local uma cara de atrativo turístico. Este importante trecho comercial de Teresópolis já se destacava nos últimos anos pela padronização das fachadas das lojas onde funcionam empresas de comércio e serviço e nas últimas semanas, por iniciativa da proprietária de grande parte dos imóveis e dos empresários, a revitalização foi ampliada para garantir um espaço onde as pessoas tenham vontade de freqüentar.

Marcus Wagner

Quem passa pela Rua Monte Líbano, que liga a Avenida Delfim Moreira com a Praça Olímpica, no centro da cidade, se depara com belas novidades nas calçadas que estão dando ao local uma cara de atrativo turístico. Este importante trecho comercial de Teresópolis já se destacava nos últimos anos pela padronização das fachadas das lojas onde funcionam empresas de comércio e serviço e nas últimas semanas, por iniciativa da proprietária de grande parte dos imóveis e dos empresários, a revitalização foi ampliada para garantir um espaço onde as pessoas tenham vontade de freqüentar.
Plantas com belas flores são responsáveis por levar beleza para as portas das lojas no caminho dos pedestres, garantindo um espaço voltado para a natureza e ao mesmo tempo os vasos estão estrategicamente instalados para evitar que motoristas mal educados estacionem sobre a calçada para que o novo piso seja conservado.
Desde 2014, Zoraide Simpson, a proprietária da maioria das lojas, vem implementando as mudanças sem nenhum apoio do poder público e naquela época já fazia parte dos planos dela reformar a calçada com um piso único. O intuito é homenagear o pai dela, Miguel Antônio Someson, que construiu a maioria dos prédios e lojas da Monte Líbano. 

Postes ganham colorido
Não só a calçada ganhou atenção especial para as intervenções como também os postes acabaram recebendo uma nova pintura, bem colorida e com figuras que lembram personagens de desenho animado. O trabalho foi aplicado em todos os postes do início ao final da rua e o artista responsável se sente orgulhoso de fazer parte de um trabalho que está proporcionando um verdadeiro atrativo turístico através de um projeto pioneiro e exemplar. 
“Fui contratado para fazer as pinturas, todos os postes estão sendo personalizados, cada um tem uma pintura diferente e vou fazer alguns painéis de grafite também para trazer mais beleza para a rua. Teresópolis é uma cidade turística e precisa mostrar uma cara diferenciada para o público que vem aqui porque a cidade tem uma visitação muito grande, vem gente a´te do exterior. Eles querem ver uma cidade bem cuidada e com uma personalidade própria”, explicou Ederlivio Malta, pintor e desenhista.

Expectativa de alavancar vendas
Com o resultado dessa iniciativa, os demais empresários da cidade têm a oportunidade de perceber que colocar em prática boas idéias não é algo tão complicado e não depende do poder público. O trabalho de realização de melhorias ainda está em fase de finalização, mas a maior parte da reestruturação visual já foi feita e já está proporcionando um grande diferencial. Ainda nesta sexta feira havia trabalhadores nos últimos detalhes da instalação do piso da nova calçada, com o cuidado para garantir a durabilidade das intervenções e a segurança de quem passar por ali. 
Com essas mudanças, os lojistas acreditam que esse investimento vai se reverter em mais movimento e reforço na clientela.
“Com essa crise instalada, se a gente não se reinventar fica difícil. Já era hora de fazer algo porque esta calçada estava muito feia. Já que foi mexer na calçada, trouxe também as flores e a obra ainda não está pronta, falta pouco e vai continuar mais um pouquinho para finalizar as melhorias. O que está ao nosso alcance, estamos fazendo. Somente o outro lado que pertence ao INSS que só eles podem fazer”, afirmou Cláudio Espíndola, gerente comercial da Show News.
Além do mobiliário urbano, a rua também ganhou um sistema completo de monitoramento para ajudar a prevenir e resolver vários tipos de problemas: “A rua inteira é monitorada e os comerciantes que necessitam de alguma imagem nos procuram. Isso melhorou muito porque as câmeras inibem crimes. Cada um vai fazendo um pouquinho e a ideia é fazer alguma coisa, uma festa, um evento de inauguração para chamar a atenção”, completou Cláudio. 

Revitalização começou há três anos
Em 2014, várias lojas e um sobrado tiveram as fachadas reformuladas, criando um clima londrino na importante rua. A padronização em boa parte das lojas imediatamente agradou tanto locatários, elogiam e colhem frutos da iniciativa, quanto clientes, que não deixam de apreciar a beleza das lojas. 
Zoraide criou um padrão e fez questão de não gerar custos aos seus locatários. Ela tem custeado as reformas das fachadas e contou com o talento dos seus colaboradores responsáveis pelas reformas e que colocam em prática tudo aquilo que ela idealiza. 

Passeio Único em todo o Centro não saiu do papel
O projeto “Passeio Único” foi divulgado em 2013 como a proposta de dar uma nova cara ao centro de Teresópolis, através de uma iniciativa dos empresários visando uma grande reforma nas calçadas da cidade, mas não conseguiu o apoio esperado para se tornar realidade. O projeto pretendia ainda fechar o trânsito na Monte Líbano e transformá-la em um grande calçadão para criar mais um espaço exclusivo para pedestres. A Câmara chegou a pedir uma avaliação prévia de qual seria o impacto na mobilidade pública dessa alteração no trânsito, mas não foi além disso.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE