Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura vai licitar transporte público, água e esgoto

Vereadores são convocados para analisar processo. Projetos devem ser divulgados em portal na internet

Nesta terça-feira (17), a Assessoria da Comunicação da Prefeitura divulgou notícia sobre reunião realizada na noite da última sexta-feira (14) entre o prefeito Vinicius Claussen e alguns vereadores para falar sobre como será conduzido o processo para a licitação do transporte público e também do serviço de água e esgoto no município. “A prefeitura pretende lançar Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) ao mercado. Através deles, empresas interessadas poderão realizar estudos e apresentar projetos para atender às necessidades de Teresópolis, tanto em transporte quando em água e esgoto. Essas propostas, sem custo para o erário público, poderão ser usadas integralmente, ou em parte, nas licitações”, informou a PMT.
Assistiram à apresentação, os vereadores Tenente Jaime, Dr. Amorim, Alessandro Caet, João Miguel e Dudu do Resgate. O presidente da Câmara, vereador Pedro Gil, também esteve no encontro, mas devido a compromissos anteriormente assumidos, não pôde assistir à apresentação. Os secretários, de Governo, Henrique Carregal; Administração, Lucas Guimarães; Ciência e Tecnologia, Rolf Danziger; e o Procurador Geral, Gabriel Palatnic, também participaram do encontro.

PMI do Transporte
O primeiro serviço a ser licitado será o de transporte coletivo: ônibus, micro-ônibus e vans. “Os vereadores ficaram sabendo que todas as ações da prefeitura para licitar o transporte público em Teresópolis estão respaldadas na legislação federal, estadual e municipal e que, antes do processo ser enviado à análise da Câmara, haverá consulta à população nos três Distritos do município, através de audiências públicas, e ao Tribunal de Contas do Estado”, destaca o documento.
A licitação do transporte público em Teresópolis foi determinada pelo Ministério Público. E, de acordo com release da prefeitura “o prefeito Vinicius Claussen irá buscar modernização, tarifa menor, melhor qualidade e capacidade técnica, além de um valor de outorga realístico, tudo de forma transparente”. A outorga é o valor que a empresa pagará para ter direito à concessão do serviço e faz parte de uma série de propostas a serem apresentadas para análise. Entre elas, valor da passagem. “Um portal no site da prefeitura vai garantir que qualquer cidadão, empresa ou entidade possa acompanhar o processo passo-a-passo”.
O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) exigirá que as empresas interessadas em participar façam estudos detalhados sobre o transporte público em Teresópolis, levando em conta o que há de mais moderno em transporte de massa, incluindo necessidades de novas linhas, número de passageiros, tipos de veículos, novos bairros, qualidade dos pontos de ônibus, acessibilidade, impacto ambiental e tarifa.
Ficará determinado também que a mão de obra deverá ser local, assim como as compras a serem realizadas pela empresa vencedora. “É preciso que o vencedor do certame se comprometa com a economia da cidade, contratando mão-de-obra local e comprando nas empresas de Teresópolis”, enfatizou o secretário de Administração, Lucas Guimarães, acrescentando que espera que ainda este ano sejam apresentadas propostas por empresas e que se dê início às audiências públicas.
Segundo o vereador Tenente Jaime, presidente da Comissão de Transporte Público, as informações foram muito positivas. “A gente ficou satisfeito ao saber que a sociedade civil vai participar do processo, assim como o Poder Judiciário e o Tribunal de Contas. Vamos acompanhar o trâmite desse processo. Foi uma reunião muito proveitosa”, concluiu.
Para o vereador Dr. Amorim, também membro da comissão, reuniões assim ajudam os dois poderes a trabalhar pela população de Teresópolis. “A reunião foi muito esclarecedora. O que precisa é exatamente isso, mais comunicação entre os dois poderes para que se faça o melhor por Teresópolis. Achei muito interessante e proveitosa. Essa concessão tem que ser feita para melhorarmos a qualidade do transporte público e a mobilidade urbana”, disse o vereador.
De acordo com o vereador Dudu do Resgate é um caminho que só traz benefícios para a população. “Essa conversa foi muito boa e mostra como vamos caminhar até o final do processo”, lembrou, acrescentando que Teresópolis precisa muito licitar também o serviço de água e esgoto, para atender, especialmente, o interior.
O vereador João Miguel entendeu que a reunião foi proveitosa para o município. ”Agora vamos acompanhar e analisar. Saio daqui muito satisfeito”, informou. “Essa foi uma reunião muito importante pela transparência na relação entre o Executivo e o Legislativo. Não tem outra saída: é preciso modernizar o transporte público na cidade”, afirmou o vereador Alessandro Caet.
Para o prefeito Vinicius Claussen estes são os primeiros passos. “Precisamos fazer o processo licitatório do transporte público e também de água e esgoto. Estamos sendo acionados pelo Ministério Público, inclusive com prazos para cumprir. Estamos construindo isso juntos, de forma transparente, com diálogo, trazendo o Legislativo e a sociedade para discutir e entender os projetos. Esse caminho, essa transparência, vai trazer benefícios para a cidade com transporte público mais eficiente, com tarifa menor, mais inclusivo e com benefícios aos usuários”, disse o prefeito, lembrando que toda a informação sobre os processos estarão à disposição no site da prefeitura.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE