Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura agiliza emissão de alvarás para novas empresas

Em menos de três meses foram analisados 300 pedidos e já aprovados 164

A gestão do prefeito Pedro Gil, iniciada no dia 4 de abril, conquistou grandes avanços em diversos setores dos serviços públicos prestados à população. Entre esses avanços está a agilidade na emissão de alvarás para o funcionamento de empresas. Em menos de três meses foram analisados 300 alvarás, sendo 164 pedidos já aprovados. O secretário de Fazenda em substituição, Felippe de Oliveira, destacou os benefícios que a reorganização do setor trouxe para a cidade. “As microempresas fomentam a nossa economia, gerando emprego e melhorando a receita do município. Esses recursos são investidos nos serviços públicos prestados à população, como nas áreas da saúde e educação”.
Essa agilidade beneficia, em especial, os microempreendedores individuais. O MEI levava cerca de 20 dias para emissão, mas com a reformulação de regras e investimento de pessoal e de máquinas no setor, durante a gestão de Pedro Gil, esse prazo diminuiu para até 48 horas. “Com essa reestruturação, nós reduzimos os prazos significativamente, ou seja, o último patamar que nós alcançamos, por exemplo, foi na nossa emissão de alvarás para MEI´s. Se não houver nenhuma pendência, o documento é concedido em até 48 horas”, explicou o diretor do Departamento de Receitas Diversas, Raphael Marquetti Faria, pontuando que o primeiro passo para se cadastrar como MEI é se dirigir ao Sebrae, no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Avenida Lúcio Meira, 375, na Várzea, para dar entrada no pedido, que segue para a Prefeitura.

Parceria com a Jucerja
Durante a gestão atual, o governador Luiz Fernando Pezão, o vice-governador Francisco Dornelles, o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, e o presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro, Luiz Paranhos Velloso, entregaram a 38 prefeituras um certificado de adesão ao sistema de emissão de alvará eletrônico.  A modernização do sistema digital de registro empresarial da Jucerja faz parte do programa para diminuição da burocracia em registro de empresas. Atualmente, o sistema está integrado com outros órgãos da administração pública e com refeituras para emissão do alvará eletrônico. As medidas permitem que mais de 90% dos registros empresariais sejam finalizados em 72 horas.

 

 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE