Visite nossas redes sociais:

edição digital

leia

População ganha reforço na prevenção contra desastres

Data: 15/12/2017

Ferramenta vai ampliar o alcance dos avisos que já são enviados, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis

A partir de segunda-feira (18/12), a população fluminense vai ganhar um importante reforço na prevenção aos desastres causados por chuvas fortes, aumento do nível de rios e deslizamentos de terra. O serviço de alerta de riscos por SMS, gerenciado pela Secretaria de Defesa Civil desde 2014, vai funcionar em mais uma plataforma gratuita disponibilizada pela Defesa Civil Nacional.

De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, a nova ferramenta vai ampliar o alcance dos avisos que já são enviados, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis, a fim de evitar tragédias.

– O Estado do Rio de Janeiro é pioneiro no envio de mensagens para celular com alertas e recomendações de Defesa Civil. A nova plataforma desenvolvida pelo Governo Federal vai fortalecer ainda mais a cultura de prevenção na população – afirmou o secretário.

Cadastro
Em parceria com as operadoras de telefones móveis, até o fim do mês, aproximadamente 25 milhões de celulares do estado vão receber um SMS oferecendo o cadastramento gratuito. Para aceitar, basta responder à mensagem com o número do CEP de interesse. É possível cadastrar mais de um endereço por celular, apenas separando os CEPs com um espaço.
Também é possível adquirir o serviço enviando o CEP diretamente para o número 40199, a qualquer momento, não sendo necessário aguardar o recebimento da mensagem.
– É muito importante que as pessoas façam a adesão ao serviço para que possam ser avisadas dos riscos iminentes de inundação, alagamento, temporal, escorregamento, além de receberem orientações de como proceder em situações adversas – destacou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.
 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio registra maior número de casos de intolerância religiosa

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Trabalhador acima dos 60 anos começa a receber as cotas do PIS/Pasep

Sobe para seis número de mortes por febre amarela no estado do Rio

Vítima de febre amarela tentou ser vacinada

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ