Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

População ganha reforço na prevenção contra desastres

Defesa Civil vai ampliar o serviço gratuito de alerta de riscos por SMS

A partir de segunda-feira (18/12), a população fluminense vai ganhar um importante reforço na prevenção aos desastres causados por chuvas fortes, aumento do nível de rios e deslizamentos de terra. O serviço de alerta de riscos por SMS, gerenciado pela Secretaria de Defesa Civil desde 2014, vai funcionar em mais uma plataforma gratuita disponibilizada pela Defesa Civil Nacional.

De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, a nova ferramenta vai ampliar o alcance dos avisos que já são enviados, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis, a fim de evitar tragédias.

– O Estado do Rio de Janeiro é pioneiro no envio de mensagens para celular com alertas e recomendações de Defesa Civil. A nova plataforma desenvolvida pelo Governo Federal vai fortalecer ainda mais a cultura de prevenção na população – afirmou o secretário.

Cadastro
Em parceria com as operadoras de telefones móveis, até o fim do mês, aproximadamente 25 milhões de celulares do estado vão receber um SMS oferecendo o cadastramento gratuito. Para aceitar, basta responder à mensagem com o número do CEP de interesse. É possível cadastrar mais de um endereço por celular, apenas separando os CEPs com um espaço.
Também é possível adquirir o serviço enviando o CEP diretamente para o número 40199, a qualquer momento, não sendo necessário aguardar o recebimento da mensagem.
– É muito importante que as pessoas façam a adesão ao serviço para que possam ser avisadas dos riscos iminentes de inundação, alagamento, temporal, escorregamento, além de receberem orientações de como proceder em situações adversas – destacou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.
 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE