Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Militar com atendimento reforçado em praças

30º BPM prepara motorhome para servir como ?carro comando? de combate à criminalidade

Marcello Medeiros

Após a instalação de uma base compartilhada da Polícia Militar e Guarda Municipal no antigo centro turístico da Praça Olímpica Luís de Camões, pessoas envolvidas em atos ilícitos, entre eles a utilização e venda de entorpecentes, acabaram migrando para outros pontos, como, por exemplo, a Praça da Matriz de Santa Tereza, também na Várzea. Dessa forma, apesar do patrulhamento de rotina nesses e em outros locais públicos, a população tem reclamado por mais repressão por parte do 30º BPM. Visando atender a esse tipo de demanda, está sendo preparado uma espécie de “carro comando” que ficará principalmente nas praças. O motorhome doado ao quartel, que ainda receberá as cores da corporação e mais equipamentos, garantirá mais segurança, melhor atendimento à população e também conforto para os servidores públicos. “Ele serve como ponto de apoio para o policial, que pode ir banheiro e beber água, além de nos permitir montar ali uma base de comando com câmeras e possibilidade receber dados online, ou seja, agir mais rápido em várias situações”, explica o Comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Marco Aurélio. 

O Oficial da PM responsável pela corporação no município destaca a facilidade de mobilidade e possibilidade de atuação em vários pontos, garantindo a mesma tranquilidade já obtida na Praça Olímpica. “Estamos lutando há quase um ano para conseguir equipamentos, para conseguir mobilizar melhor o policiamento de Teresópolis, conseguindo agora esse carro que será um carro comando, uma base móvel para atender praças de Teresópolis, fazendo o deslocamento de acordo com a demanda das praças. Assim como fizemos com a Praça Olímpica, queremos retomar as praças para que possam ser utilizadas com mais tranquilidade pela população”, destaca o Coronel.

Também como já acontece na principal área de lazer da região central, a ideia é atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança. “Vamos ponto a ponto com essa base dinâmica, vendo também se conseguimos agregar esse trabalho com a Guarda Municipal para prestar um melhor serviço para a comunidade de Teresópolis”, enfatiza Marco Aurélio. 
Recentemente, a Polícia Militar foi acionada para intervir em grave problema na Rua Gonçalo de Castro, no bairro do Alto, onde grupos promoviam badernas e vários crimes todas as sextas-feiras à noite. A situação foi pacificada e o próprio comandante faz questão de rotineiramente verificar o local, mas, se houver necessidade de nova intervenção futuramente, esse é um dos pontos que pode receber o recém adquirido equipamento do 30º BPM.

Ação da GM em praças
Na tarde da última terça-feira, 22, durante ação rotineira pelo centro da cidade, um dos indivíduos da Companhia de Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis encontrou uma sacola contendo trouxinhas de maconha. O cão Draco estava na ronda com o Agente Gil Wellintgon e sinalizou para o local, encontrando em seguida o entorpecente escondido em um dos canteiros da Praça da Matriz de Santa Teresa. A droga foi levada para a delegacia. Nenhum suspeito foi detido. Esse tipo de trabalho está se tornando comum em praças da cidade. Os animais são levados também para acompanhar a movimentação em saídas de escolas. O cão Draco foi treinando para encontrar armas e drogas. 
Frequentadores da praça, da Igreja de Santa Teresa e empresários instalados na área da praça da Matriz reclamam constantemente da presença de usuários de droga naquele espaço público. O problema se intensificou nos últimos dias, desde que Polícia Militar e Guarda Civil montaram um posto de trabalho na Praça Olímpica, outro local que até então era bastante frequentado por usuários de drogas. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE