Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Padrão Águias realiza simulado de resgate em área de montanha

Instrução de socorro aconteceu na Pedra do Elefante, no Parque Estadual dos Três Picos

A Organização dos Águias realizou importante instrução de procedimentos de socorro e resgate de vítima em área de montanha. O evento instrutivo faz parte das ações do programa de treinamento e capacitação das equipes de expedicionistas do Destacamento Integrado de Resgate em Montanha (DIREM), dos Grupos de Apoio a Buscas e Resgate (GABUR), da 9ª Cia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (9ª CCIF), além do condicionamento físico e técnico operacional das equipes. O treinamento de resgate em áreas de montanha é condição essencial para o bom desempenho, preparação e condicionamento das equipes que integram o Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos e tem como como foco principal as ações integradas às forças públicas.
Sob o Comando do Mestre dos Águias, Cleiton Pimentel, o evento instrutivo reuniu 17 expedicionistas (da 1ª e 2ª Brigada Verde, respectivamente Teresópolis e Nova Friburgo), especializados em técnicas verticais, socorro e saúde, segurança estrutural, combatentes de incêndios florestais, sobrevivência e resgate em áreas remotas contou com o apoio dos representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) lotados no Parque Estadual dos Três Picos, que acompanharam as ações de treinamento na área da unidade de conservação. A rota do conhecido Mirante da Pedra do Elefante está localizada em zona limítrofe entre os municípios de Teresópolis e Guapimirim. Situada em corpo rochoso misto no mirante do Soberbo, sendo um belo roteiro turístico muito visitado, o que a torna um local de especial atenção para as vulnerabilidades e riscos a acidentes.
A instrução metódica foi realizada com oficina técnica de Suporte Básico de Vida, procedimentos fundamentais para o salvamento e simulado de resgate e transporte de ferido com boneco manequim de instrução (de aproximadamente 70 kg), equivalente a um peso médio de uma pessoa. Durante as seis horas do simulado de resgate, os visitantes que transitavam na rota do mirante puderam parar para observar e registrar os momentos da instrução. O minucioso transporte por cerca de dois quilômetros (subida e descida) no difícil acesso com forte inclinação e áreas de despenhadeiros foi ainda mais contundente quando, por 40 minutos, as equipes foram surpreendidas pela chuva, tornando o resgate de retorno perigoso e cautelar. Debaixo de chuva, as equipes culminaram à instrução com êxito e a satisfação do dever cumprido.
O gestor do PETP, Marcos Rangel, acompanhado de uma equipe de Guarda-Parques e de um Soldado da Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) recebeu as equipes falando da satisfação em apoiar o importante trabalho dos Águias, frisando a parceria do Parque Estadual dos Três Picos e do Instituto Estadual do Ambiente para as ações de fortalecimento da qualidade da visitação e da segurança nas trilhas da Unidade de Conservação. Durante a dura instrução de resgate de vítima, o representante do INEA-RJ Ruan Pózes enalteceu a importância em apoiar uma Instituição séria como o Padrão Águias, especialmente para o desenvolvimento de ações de preparação para salvarem vidas. Ruan destacou o profissionalismo e empenho das equipes e agradeceu o empenho de todos para a consecução de bons resultados.
“Declaro a satisfação em estabelecer importante parceria com o INEA-RJ, especialmente com o Parque Estadual dos Três Picos e ressalto o respeito do órgão com os trabalhos do Padrão Águias, cujas ações visam potencializar à segurança, a qualidade da visitação pública e assegurar o auxílio às forças públicas em quaisquer situações adversas. Agradeço a equipe de homens e mulheres que se dedicam pelo expedicionismo para enfrentar todos os tipos de obstáculos para salvarem vidas”, destaca Cleiton Pimentel.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE