Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Padrão Águias realiza mais uma ação de educação ambiental

Evento reuniu famílias para semear árvores da Mata Atlântica em localidade no interior

Marcello Medeiros

Importante instituição que realiza trabalhos de educação ambiental em Teresópolis há mais de 30 anos, tendo diversas frentes de ação, o Padrão Águias da Aventura Objetiva deu mais uma grande contribuição para a continuidade da vida em nosso planeta. Neste domingo, 17 de setembro, marcando a abertura das comemorações da Semana da Árvore e chegada da Primavera, foi realizado evento na base avançada localizada em Santana, Santa Rita, Segundo Distrito, para incentivar a manutenção das nossas florestas e, consequentemente, diversas formas de vida. Expedicionistas e seus familiares, além de muitos moradores locais e várias crianças, tiveram a oportunidade de semear espécies nativas da Mata Atlântica.
A importante ação de educação ambiental faz parte do desenvolvimento do projeto “Banco de Mudas”, que tem como proposta a gestão sustentável do resíduo sólido a partir de reutilização de copinhos de polietileno (Como o de Guaravita, por exemplo) que são descartados inadequadamente em espaços naturais e vias públicas, para o acolhimento de sementes. “Esse projeto congrega esforços e parcerias com diversas instituições, igrejas, universidades, escolas e comunidades para a produção de mudas de árvores para reflorestamento de áreas degradadas e proteção de nascentes e corpos hídricos”, explica Cleiton Pimentel, Mestre dos Águias.
A instituição, que é considerada uma referência em educação ambiental em Teresópolis, comemora o Dia da Árvore com atitudes práticas e reais para sensibilizar comunidades e pessoas, além de incentivar a todos para o compromisso pela vida. Na ação de domingo, as crianças e jovens acompanhadas dos pais aprenderam os princípios e os objetivos do “Banco de Mudas” e se compenetraram para semearem, uma demonstração de amor e responsabilidade com a vida.
Comemorado em 21 de setembro, o Dia da Árvore é um chamamento para a sensibilização humana sobre a importância dessa grande riqueza natural e, além disso, fica a dois dias da chegada da estação Primavera, época em que as flores vem colorir os espaços naturais. “Nossa instituição comemora a Semana da Árvore e chegada da Primavera no período de 17 a 21 de setembro e fechando as comemorações, faremos uma ação educativa na APAE Teresópolis com semeadura no Banco de Mudas”, informa Pimentel.
Nova responsável
Um dos momentos marcantes da abertura do evento em Santa Rita foi a nomeação de Jaciara Santos como Gestora do Projeto Banco de Mudas. Professora e Gestora Ambiental, ela é também integrante da Comissão de Apoio dos Águias, frisando na ocasião a sua emoção e satisfação em exercer tão importante cargo em benefício do Meio Ambiente e da vida. 
Na abertura da solenidade, o Mestre dos Águias, falou a todos os presentes sobre a importância das árvores para a vida na Terra e frisou a grandiosidade do projeto para, além da gestão dos resíduos e produção de mudas, como oportunidade da sociedade humana tomar atitudes de sensibilidade e amor pelas plantas de que tanto necessitamos. Pimentel enalteceu ainda a presença da acadêmica Sabrina Betti, do Centro Universitário Serra dos Órgãos, estagiária de Ciências Biológicas no Banco de Mudas, uma das responsáveis pela organização da semeadura, monitoramento biológico e controle dos canteiros. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito quer autorização da Câmara para gastar o dinheiro da água

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

PL define pré-candidato Alex Castellar com Davi Serafim para vice

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE