Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Outubro Rosa no Seio da Mulher de Pedra

?Campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa ganhou mais um aliado em Teresópolis: O CET. Principal clube de montanhismo do município, e único filiado à Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), o Centro Excursionista Teresopolitano realizou uma caminhada para marcar esse importante momento. E, além de se dispor a falar sobre o assunto para seus associados e replicar essas informações, o grupo escolheu um local que tem tudo a ver com tema, o Seio da Mulher de Pedra.
MOCHILEIRO – Marcello Medeiros

Campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa ganhou mais um aliado em Teresópolis: O CET. Principal clube de montanhismo do município, e único filiado à Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), o Centro Excursionista Teresopolitano realizou uma caminhada para marcar esse importante momento. E, além de se dispor a falar sobre o assunto para seus associados e replicar essas informações, o grupo escolheu um local que tem tudo a ver com tema, o Seio da Mulher de Pedra.
A “caminhada rosa” aconteceu no último sábado (21), contando com a participação de 16 associados do clube. As montanhas que compõem o que lembra uma mulher deitada são acessadas pela localidade de Vargem Grande, no Terceiro Distrito, ficando parte delas já na divisa com Cachoeiras de Macacu. A mais frequentada é justamente o Seio, que tem uma trilha relativamente curta, porém com grande desnível de terreno. São cerca de 900 metros de diferença de altitude do início ao cume da montanha, em uma distância de aproximadamente quatro quilômetros.
Não bastasse a subida bastante íngreme durante quase todo o percurso, o dia muito abafado, nessa Primavera com cara de Verão que estamos passando, aumentou o desafio da turma do CET. Mas, fazendo uma analogia ao tema proposto para a “aventura”, as condições climáticas só reforçaram a ideia de superação, de luta, de garra que devem ter aquelas que enfrentam um câncer.
Sete meninas fizeram parte do grupo. Simone, Eliana, Susana, Vera Lúcia, Sandra, Suzana e Ana fizeram a trilha em um bom tempo, mesmo com as dificuldades aumentadas pelo dia quente. Menos de quatro horas depois de iniciada a caminhada, estavam todas elas no cume, a 2.040 metros de altitude. O associado Ivo Salvador de Albuquerque, com seus 74 anos de experiência na montanha e trabalho na área de saúde, fez breve discurso sobre o Outubro Rosa. A iniciativa do Centro Excursionista Teresopolitano teve apoio do Projeto D´Portas Abertas, Hospital São José, Ultra Comunicação e jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV.

Inspiração para continuar
Depois que se vence a primeira parte da batalha, hora de respirar, agradecer e contemplar o milagre da vida. Do cume do Seio da Mulher de Pedra, a vista para o mar de montanhas que faz parte do Parque Estadual dos Três Picos é sensacional. Olhando em direção ao Vale dos Frades, é difícil escolher a mais bonita ou imponente. Do Buraco do Ouro até aquelas que dão nome à unidade de conservação, são muitas opções de formações rochosas com trilhas e vias de escaladas. No sentido inverso fica a Serra dos Órgãos, perfeitamente desenhada e admirada mesmo de tão longe.
Para saber mais sobre essa e outras caminhadas e projetos do Centro Excursionista Teresopolitano, visite uma das reuniões sociais do clube. Elas acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, na loja da Sociedade Pró-Lactário (Número 555 da Avenida Lúcio Meira, ao lado da ponte, na Várzea). 

Eliana, Simone, Susana, Vera Lúcia, Sandra, Suzana e Ana. As meninas do CET mostraram mais uma vez que você nunca deve subestimar a força de uma mulher!

 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE