Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Orquestra Sinfônica Brasileira realizará concerto em Guapimirim

Estudantes de música da cidade participarão do evento, que é gratuito e aberto ao público

Anote aí na agenda: Às 18h do próximo dia 2 de junho (sábado), a Orquestra Sinfônica Brasileira realizará um grande concerto na Praça Paulo Terra, em Guapimirim. O evento faz parte do projeto Conexões Musicais, é gratuito e aberto ao público. A orquestra, regida pelo maestro Lee Mills, apresentará um repertório que vai do clássico (com obras de Beethoven, Mozart, Tchaikovsky, Strauss, entre outros) ao popular – com Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim. E em homenagem ao município, a OSB também irá executar o Hino de Guapimirim e Cidadão Natureza, do compositor local Írio Lima, conhecido na região como ‘a voz da serra’.
“Eu sempre fiquei me perguntando o que significa para Guapimirim ter a oportunidade de construir um evento dessa magnitude como a Orquestra Sinfônica Brasileira, podendo oferecer para o nosso munícipe, especialmente àquelas pessoas amantes da música, o que significa isso para a cidade. Acho que esse evento representa uma oportunidade singular de fazer com que a cidade perceba em si a sua grandeza. E isso é um dos motivos pelo qual devemos nos orgulhar muito”, comentou o secretário Municipal de Cultura, Professor Luís Cláudio.
“Fomos recebidos com muito carinho em Guapimirim, e os músicos da cidade nos impressionaram positivamente durante as audições e ensaios. Este concerto, além de trazer para este município a OSB, um patrimônio musical de todos nós, brasileiros, realiza um repertório de grandes clássicos da música sinfônica nacional e internacional ao mesmo tempo em que joga luz nas riquezas musicais de Guapimirim, apresentando também seus músicos e sua música. O público pode esperar por uma apresentação de altíssima qualidade, preparada com muito cuidado pela OSB e pelos músicos locais”, adiantou o diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Pablo Castellar.

Apresentação da Escola AdoraSom
Antes do concerto da OSB, haverá uma apresentação com os músicos da Academia AdoraSom, de Guapimirim. Dez estudantes dessa escola de música foram selecionados para tocarem junto à Orquestra Sinfônica Brasileira e estão ensaiando para isso. “Ter uma orquestra na cidade, vai facilitar o acesso, a criança ter mais uma atividade a desempenhar dentro da sua comunidade (…); estou muito feliz [pela seleção dos alunos e pelo fato de a Orquestra Sinfônica estar em Guapimirim], porque nós tivemos desde um monitor de violoncelo a alunos que são monitorados por ele que passaram na primeira fase”, declarou o maestro Alex Almeida, da Escola de Música AdoraSom.
Os músicos de Guapimirim selecionados são: Rosanne de Souza Oliveira, Ellen Marques da Silva e Yuri William da Costa (violino), Waldeir Marques Macêdo, Samir Gonçalves Costa e Raphael Penna de Paula Guimarães (violoncelo), Nathan Costa Ventura (flauta), Ederson de Carvalho Paula (trompa), Ezequias da Silva Ventura Filho (trompete) e Cidclei da Silva Magalhães (trombone).

Sobre o Conexões Musicais
O Conexões Musicais é um projeto de responsabilidade social e de democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira que tem como objetivo promover uma rede de interação em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Além da realização dos concertos e da participação dos músicos locais, a iniciativa também proporciona um estudo das atividades musicais dos municípios onde atua e promove o acesso à cultura por meio de um trabalho de sensibilização musical, desenvolvido no ciclo escolar básico, através do programa ‘Orquestra em Sala’. Realizado em parceria com escolas públicas, professores são capacitados para preparar seus alunos sobre o funcionamento de uma orquestra sinfônica, o trabalho dos músicos e o repertório específico que será apresentado pela OSB na cidade.

Programação
Hino de Guapimirim
Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 5
I. Allegro con brio
Piotr Ilyich Tchaikovsky – O Quebra Nozes (Dança Russa)
Johann Strauss, Jr. – O Danúbio Azul
Camargo Guarnieri – Três Danças para Orquestra
I. Dança Brasileira
Wolfgang Amadeus Mozart – Abertura da ópera As Bodas de Figaro
Giaccomo Rossini – Abertura da ópera Guilherme Tell
Edward Elgar
Variações Enigmas
IX. Nimrod
César Guerra-Peixe – Mourão
George Bizet – Carmen (Suite nº 1)
V. Les Toréadors
Irio Lima – Cidadão Natureza
Ari Barroso – Aquarela do Brasil
– BIS –
Antonio Carlos Jobim – Garota de Ipanema

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE