Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Operação contra policiais corruptos e traficantes prende 30 pessoas no Rio

Foram cumpridos 22 mandados de prisão até o início da tarde. Houve tiroteio entre policiais e traficantes em Niterói e um suspeito foi morto

Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil

A operação Dark of the City, deflagrada nesta quinta-feira, 30, na região metropolitana do Rio de Janeiro, cumpriu 22 mandados de prisão e prendeu oito pessoas em flagrante até o início da tarde. Houve tiroteio entre policiais e traficantes na comunidade da Grota, em Niterói, e um suspeito foi morto no confronto, segundo a Polícia Militar.

A operação é resultado de investigação de mais de dois anos, que apura relações criminosas entre policiais militares e traficantes. As suspeitas começaram a aparecer após a prisão de um traficante em 2014, e a corregedoria da PM e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro descobriram que os policiais cobravam propinas para facilitar a ação do tráfico, além de vender armas apreendidas em operações em outras comunidades. Até mesmo fuzis chegavam às mãos dos traficantes a partir do esquema com os policiais militares denunciados.

Ao todo, foram emitidos 16 mandados de prisão contra policiais, e quatro deles já estavam presos desde a deflagração da operação Calabar, em junho. A operação levou à prisão de 96 policiais de Niterói e São Gonçalo por relações semelhantes com o tráfico de drogas. Nove policiais foram presos na operação de hoje, e na casa de dois deles foram encontradas armas não registradas. Um deles também guardava entorpecentes.

O coordenador de Inteligência da Polícia Militar, Antônio Goulart, relacionou a corrupção policial com a vitimização de policiais. Em 2017, mais de 100 policiais militares foram assassinados.

"Vejo uma correlação direta entre o policial corrupto e a nossa vitimização. O policial que se corrompe fortalece o traficante, e o traficante que se fortalece coloca em risco a tropa", disse o coordenador, que reconheceu que as prisões podem prejudicar a imagem da polícia se forem "mal interpretadas", mas, na visão dele, significam que a polícia não compactua com a corrupção. "São mil policiais no batalhão. O fato de detectar oito com problemas não quer dizer que a gente perca credibilidade".

Além dos policiais, que tiveram a prisão preventiva decretada pela auditoria militar, havia mandatos contra 23 civis, concedidos pela 2a Vara Criminal de Niterói. Nesse grupo, há informantes e traficantes que participavam do esquema. Nove mandados contra traficantes foram cumpridos, sendo quatro contra criminosos que já estavam presos e cinco que foram presos hoje nas comunidades da Grota e do Sapê, em Niterói.

Segundo o promotor do Ministério Público Alexander Araújo, entre os presos há lideranças da facção Comando Vermelho. A operação nas duas favelas de Niterói também resultou na apreensão de 11 armas, entre pistolas e revólveres, além de munição e drogas.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE