Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

ONU Meio Ambiente e associação de hotéis assinam acordo de cooperação

Em um período de excelentes notícias para o turismo e a visitação de nossa região, Teresópolis recebe mais uma destas boas novas vindas de instâncias representativas do setor, e desta vez em caráter internacional. Duas das maiores vocações de nosso município estão presentes nesta novidade que envolve a Associação de Hotéis Roteiros de Charme, que tem sede no Hotel Rosa dos Ventos, e o organismo multilateral das Nações Unidas, a UNE - United Nations Enviroment, com sede em Paris, na França. As duas entidades assinaram um amplo acordo de cooperação, único do organismo da ONU com uma sociedade privada brasileira, unindo a preservação ambiental e o turismo sustentável.

Anderson Duarte

Em um período de excelentes notícias para o turismo e a visitação de nossa região, Teresópolis recebe mais uma destas boas novas vindas de instâncias representativas do setor, e desta vez em caráter internacional. Duas das maiores vocações de nosso município estão presentes nesta novidade que envolve a Associação de Hotéis Roteiros de Charme, que tem sede no Hotel Rosa dos Ventos, e o organismo multilateral das Nações Unidas, a UNE – United Nations Enviroment, com sede em Paris, na França. As duas entidades assinaram um amplo acordo de cooperação, único do organismo da ONU com uma sociedade privada brasileira, unindo a preservação ambiental e o turismo sustentável. 
A UNE – United Nations Enviroment é a organização líder dentro do sistema das Nações Unidas, no campo de Meio Ambiente e tem sua principal área de atuação na conservação global, na proteção, melhoria e apoio ao Meio Ambiente e todos os recursos naturais, incluindo a complexa “Diversidade Biológica” mundial, com a função de integrar a sustentabilidade no desenvolvimento do turismo demonstrando os benefícios da economia, Meio Ambiente e sócio culturais do turismo sustentável. A “Associação de Hotéis Roteiros de Charme”, fundada aqui em Teresópolis na década de 90 é uma organização sem fins lucrativos que hoje congrega mais de 70 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos independentes, do norte ao sul do Brasil, como resposta às pressões impostas pelo crescimento rápido da indústria do turismo na manutenção e integridade do ecossistema e Diversidade Biológica.
Uma das suas maiores missões é justamente apoiar ações que fomentem a conservação da natureza e responsabilidade social nas localidades onde operam, objetivando a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil. “As Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Associação de Hotéis Roteiros de Charme compartilham dos mesmos objetivos em relação à conservação, proteção, melhoria e apoio à natureza e recursos naturais, incluindo Diversidade Biológica mundial, esperando colaborar reforçando esses objetivos em comum no âmbito dos respectivos mandatos e aplicando normas e regulamentos”, explica Helênio Waddington, hoteleiro e ambientalista, que há 40 anos iniciou a preservação do meio ambiente na área do hotel Rosa dos Ventos, onde é frequente, por exemplo, a presença do pica-pau de testa pintada.
“Esse acordo, assinado com validade até 30 de outubro de 2022, tem como objetivo  fornecer uma estrutura de cooperação e entendimento e de facilitar cooperação entre as partes para ampliar suas metas e objetivos em comum, em relação a conservação, proteção, melhoria e apoio à natureza e recursos naturais, incluindo diversidade  biológica mundial”, enaltece Helênio.

– Hotel Rosa dos Ventos tem certificado de Reserva Legal

O INEA aprovou como Reserva Legal a Mata Atlântica do Hotel Rosa dos Ventos, que ocupa uma área de quase dez hectares a 1.200 metros de altitude. O certificado foi dado a Helênio Waddington. No ano passado, o Inea emitiu 77 certidões ambientais de aprovação de área de Reserva Legal, totalizando um acréscimo de 3.738,48 hectares de áreas protegidas em 32 municípios fluminenses. O Hotel Fazenda Rosa dos Ventos, em Teresópolis, teve sua área de Reserva Legal (9,63 hectadores) aprovada pelo Inea em 16 de março. “Quando compramos era tudo pasto. Cercamos o pasto e colocamos uma tabuleta bem grande com a inscrição "Proibida a entrada de homem e bicho" e deixamos a natureza agir, a Mata Atlântica voltar, sem qualquer interferência nossa. Decorridos 40 anos temos a Mata Atlântica do Rosa dos Ventos regenerada, transformada em Reserva Legal. Independentemente de qual seja o Código Florestal que vier a ser aprovado, a Mata Atlântica do Rosa dos Ventos está protegida para sempre”, disse Helênio, fundador e presidente da associação de hotéis Roteiros de Charme , que em 2011 foi eleito para o Conselho Assessor da Aliança Global para o Turismo Sustentável.
Ele é o único brasileiro representante do setor privado na parceria que visao que busca transformar o turismo mundial ao adotar políticas bem-sucedidas de sustentabilidade e investimentos. A Aliança Global para o Turismo Sustentável foi fundada em janeiro de 2011 em sua primeira Assembléia Geral, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e realizada na Costa Rica. O novo fórum tem a participação de 18 países, além de associações de indústrias, organizações ambientais e sociais e agências das Nações Unidas. A idéia é transformar a maneira como o turismo é operado mundialmente, promovendo a transição do setor para uma "economia verde". A atuação de Waddington na defesa do meio ambiente levou o Pnuma a convidá-lo para participar da Rio + 20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável. 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE