Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Movimento quer engajar teresopolitano no empreendedorismo

Instituição tem o objetivo de criar, desenvolver e promover a cultura do empreendedorismo na nossa cidade

Anderson Duarte

Grandes pensadores da economia e da sociedade mundial entendem que o empreendedorismo pode mesmo ser a grande mudança que o planeta espera e precisa para os próximos anos. De fato, a arte de empreender inspira e motiva pessoas pelo mundo todo e a cada dia que passa, grandes negócios são criados e ótimas ideias são colocadas em prática com este espírito de realização. Vidas são transformadas, empregos são gerados e desafios são superados, algo imprescindível para nós hoje, afundados em problemas e abismos em quase todas as áreas. Em um contexto onde o braço do poder público se mostra ineficiente para dar conta de tantas barreiras colocadas à nossa frente pelo novo mundo de consumo e de gestão, surge neste tipo de ação, uma perfeita resposta social. Com tudo isso em mente, surge em Teresópolis, o Movimento Empreendedor, que é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de criar, desenvolver e promover a cultura do empreendedorismo na nossa cidade.

O grupo foi apresentado à sociedade teresopolitana no final do mês passado e espera reunir a sociedade em prol deste objetivo através do apoio de instituições, da viabilidade de processos de capacitação e orientação aos empreendedores, assim como também na promoção de palestras, eventos, workshops, cursos, oficinas e todo tipo de serviço e atividades que visem apoiar o empreendedorismo, e consequentemente a economia de nosso município. Logo no seu lançamento, diversos empreendedores de sucesso de Teresópolis, membros do UNIFESO, Caixa Econômica Federal, ACIAT, Rio Info, entre outros, participaram e partilharam dos ideais, dos objetivos e conheceram a forma de atuação do grupo, que tem a como seu idealizador, o empresário Marcelo Oliveira e como Embaixador, o também empresário Azra El Akbar. A dupla participou nesta quinta-feira do programa Jornal Diário na TV, no Canal 4, e explicou como o Movimento Empreendedor espera atuar para transformar nos próximos dez anos, a cidade de Teresópolis como polo Empreendedor de nosso Estado, sendo uma referência e um braço para o desenvolvimento de empreendedores e o empreendedorismo no município.

“Hoje nós temos diferentes modelos de negócios desenvolvidos por empreendedores que estão se tornando protagonistas em suas áreas e também contribuindo para transformar realidades. Cada dia que passa percebemos que esses negócios vitoriosos, concentram grande parte dos seus esforços em mudar aspectos deste sistema que experimentamos atualmente para criar modelos financeiros sustentáveis capazes de permanentemente deslocar o equilíbrio social e econômico em direção aos seus beneficiários. Isso é um pouco do que queremos, propagar capacidade de empreender, porque empreendedores já somos quase que por natureza”, explica Azra, convidado a ser o embaixador do projeto. “Lidar com cenários adversos a ainda assim continuar a nutrir sonhos de um mundo diferente pode ser um indicio de que você é um empreendedor, mas ainda não percebeu, por isso estamos aqui para divulgar esse modo de vida”, disse Azra.

A ideia de trabalhar no negócio próprio, sem precisar prestar contas ao chefe e com a possibilidade de ter grandes ganhos, é atraente para muita gente, mas a vida de um empreendedor não é feita apenas de sucessos. Achar que vai trabalhar menos e ganhar mais do que quando era empregado, por exemplo, é um erro comum, segundo Marcelo Oliveira, que idealizou o projeto tendo em vista suas experiências no ramo contábil. “Muitos foram os negócios que vimos abrirem e logo depois fecharem as portas por falta de informações e feedbacks importantes para a manutenção e longevidade destas empresas. Muitas destas “falências” poderiam ter sido evitadas, assim como muitos destes negócios sequer existiriam se ferramentas de gestão e de informação tivessem sido ofertadas a estes empreendedores. O empreendedorismo é um campo cheio de desafios e complexidades, mas também é um espaço onde cada um pode chegar onde desejar, sem possibilidades restritas ou freios, desde que pelos caminhos e através dos meios devidos”, explica Marcelo.
“Quando se quer empreender, algumas características são importantes como foco, capacidade de automotivação e disposição para assumir riscos, mas elas podem ser desenvolvidas e aprimoradas se a pessoa estiver disposta a aprender. Ninguém nasce pronto para empreender, é necessário se preparar, estudar e ter habilidades técnicas, além das comportamentais. Isso é um pouco da missão do Movimento Empreendedor”, complementa Marcelo, que ainda lembra que no final deste mês, na sede do UNIFESO, será realizada uma cerimônia de apresentação pública oficial do ME para Teresópolis, com palestra de um empreendedor teresopolitano, que fez do seu hobby uma lucrativa atividade comercial e sua principal fonte de renda.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE